Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Lifestyle

Apps para exercitar o cérebro

Publicado em 07-03-2018 por Cofina Conteúdos

Damos-lhe a conhecer quatro apps com desafios para estimular o cérebro e melhorar a memória e o processamento de informação, mas não só

Não é apenas o corpo que precisa de se manter ativo para funcionar no seu melhor; o cérebro também precisa de estímulos regulares para não atrofiar e/ou perder capacidades. Reservar alguns minutos do dia para atividades que estimulam o cérebro pode aumentar a velocidade de processamento de informação, melhorar a memória e prevenir o declínio cognitivo com o avançar da idade e inclusivamente a demência.

CogniFit

Desenvolvida com a colaboração de cientistas, incluindo investigadores da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque, para treinar mais de 20 competências cognitivas, entre as quais se incluem a memória de curto prazo, a concentração, a coordenação visual-motora, a lógica, a perceção auditiva e planeamento, a CogniFit (Android, iOS), de forma profissional e divertida, estimula a habilidade cognitiva através de quebra-cabeças, jogos didáticos, desafios mentais, testes psicométricos validados, etc., acessíveis para adultos e crianças. Bastante abrangente, esta app neuropsicológica permite “avaliar e cuidar da saúde cognitiva de indivíduos saudáveis ​​e estimular ou restaurar a função cerebral em pessoas que sofrem de algum tipo de declínio cognitivo (demência, doença de Alzheimer, degradação cognitiva, Parkinson, esclerose múltipla, problemas de memória ou concentração, insónia, lesão cerebral, dificuldades de aprendizagem, TDAH, dislexia, etc.)”, pode ler-se na sua apresentação na Google Play. A CogniFit foi “desgratuita” (mais funcionalidades mediante subscrição mensal/anual).

Elevate

Memória, concentração, competências matemáticas e compreensão são algumas das capacidades testadas pela Elevate (Android, iOS) através de mais de 40 minijogos direcionados sobretudo para adultos, especialmente no que se refere à apresentação, com mais texto e menos ilustrações coloridas. Concebida com a cooperação de especialistas na área da educação e descarregada por mais de 15 milhões de utilizadores, a Elevate oferece-lhe exercícios diários personalizados com especial incidência nas competências mais necessárias, com indicação clara dos objetivos pretendidos e acompanhados de monitorização detalhada do desempenho. Para os mais competitivos, há sempre a possibilidade de comparar o seu desempenho com utilizadores da mesma faixa etária. Três jogos diários é a recomendação desta app, mas naturalmente, se não tiver tempo para mais, um ou dois são melhor do que nenhum. Gratuita (mais funcionalidades mediante subscrição mensal/anual).

Lumosity

Considerada a mãe das apps de treino para o cérebro – foi pelo menos uma das primeiras – e usada por mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo, a Lumosity (Android, iOS) oferece-lhe mais de 50 minijogos divertidos e cheios de cor, desenvolvidos com a ajuda de mais de 100 investigadores de todo o mundo para treinar cinco funções cognitivas: atenção, flexibilidade, memória, resolução de problemas e velocidade. Trata-se de uma app que pode ser utilizada por toda a família, dos mais novos aos mais idosos, e após a conclusão de cada jogo são mostrados os resultados comparados com os dos utilizadores da mesma faixa etária, permitindo-lhe avaliar as áreas cognitivas mais necessitadas de atenção. Cada “treino” é composto por três minijogos – cinco na versão premium, através de subscrição – e, para não se esquecer, é-lhe enviado um lembrete diário. Gratuita (mais funcionalidades mediante subscrição mensal). Pode também jogar através do site, em www.lumosity.com.

Peak

Desenvolvida com a colaboração de investigadores das áreas das neurociências, ciências cognitivas e educação das universidades de Yale e Harvard, entre outras, e distinguida como uma das melhores apps do ano 2016 pela Google, a Peak (AndroidiOS) oferece-lhe mais de 30 minijogos para teste da linguagem, agilidade mental, atenção, resolução de problemas, coordenação e criatividade. Contém também jogos que podem ser jogados por crianças. Para avaliar os seus progressos, a app oferece-lhe informações sobre o seu desempenho em cada jogo e avalia as diferentes funções cognitivas, permitindo-lhe ainda competir com outros jogadores. Para não se esquecer de praticar, a app permite-lhe programar os dias em que quer jogar, enviando-lhe os lembretes respetivos. Os criadores da Peak recomendam pelo menos três dias por semana. Gratuita (mais funcionalidades mediante subscrição mensal).