Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Automóvel: interior impecável num piscar de olhos

Publicado em 20-02-2018 por Cofina Conteúdos

Manter o interior do seu carro cuidado promove uma condução mais confortável e mais segura, permitindo ainda aumentar o seu valor na hora de se desfazer dele.

Não é uma segunda casa, mas são muitas as horas que se acumulam ao volante, entre as deslocações do dia a dia, congestionamentos de trânsito, escapadelas ou road trips, com família e/ou amigos. Papéis, restos de comida, garrafas de plástico e outras embalagens facilmente podem acumular-se, juntando-se ao pó, terra e outra sujidade típica que levamos do exterior para dentro dos veículos.

Alguns cuidados regulares são o suficiente, no entanto, para preservar o interior do seu carro em bom estado e, mesmo que não consiga recuperar o cheiro “a novo” de quando o adquiriu, será uma forma de assegurar o seu máximo valor quando pretender trocá-lo ou vendê-lo.

Sujou? Limpe de imediato

Um pacote de sumo ou lata de refrigerante que se entorna, chocolate que derrete nas mãos (e nos estofos…), uma mancha de óleo… não espere que seque para limpar. Mantenha à mão toalhitas próprias para o efeito ou um pano e detergente multiusos para limpar o mais depressa possível, reduzindo o risco de danos permanentes.

Lixo no lixo

Habitue-se a recolher, pelo menos uma vez por semana ou quando parar nas estações de serviço, todo o lixo que se acumular no carro: garrafas de água vazias, lenços de papel, cinza e beatas no cinzeiro, caixas de pastilhas, potes de iogurtes, etc. – há sempre qualquer coisa que se junta, sobretudo no caso de deslocações habituais com crianças, frequentemente acompanhadas de brinquedos que podem cair e moverem-se para debaixo do banco do condutor, comprometendo a segurança da condução. Ter uns sacos pequenos no porta-luvas simplifica este trabalho.

Sombra, o melhor aliado

Prevenir é a melhor forma de manter o interior do seu veículo em bom estado. Procurar estacionar o carro o mais frequentemente possível em locais abrigados da exposição direta do sol, impede o tablier de ressecar e eventualmente estalar e os estofos de desbotarem ou estragarem, por exemplo. Se não tiver opção, recorra a para-sóis e cortinas nos vidros para minimizar ao máximo os danos provocados pelo sol.

No caso dos estofos em pele, mantenha-os limpos e aplique regularmente um condicionador.

Aposte nas capas

As capas protetoras para estofos são uma excelente opção para preservar o bom aspeto original dos estofos. Além de protegerem contra a luz direta do sol, protegem contra nódoas e manchas provocadas pela transpiração, por exemplo.

Se tiver cão ou gato e os transportar soltos, proteja os estofos com uma manta, que pode facilmente sacudir depois para eliminar o pelo. Neste caso, convém reforçar também as passagens com o aspirador – que pode aproveitar para fazer quando verificar a pressão dos pneus; não se esqueça de aspirar também as saídas de ventilação.

Lembre-se de que a areia, no verão, sobretudo, a lama e a água da chuva, além de sujarem o chão, estragam-no. Invista nuns tapetes.

Tolerância zero ao pó no tablier

Apesar de inicialmente não se detetarem, o pó e a sujidade podem dar origem a riscos no tablier, que podem agravar-se com o tempo. Uma passagem de tempos a tempos com um pano microfibras, enquanto espera pelos filhos à porta da escola ou num engarrafamento, evita que isso aconteça.

Simplifique

Concebidas para diversos fins – limpeza de tablier, multiusos ou de vidros –, as toalhitas de limpeza não só não ocupam espaço como são práticas e muito fáceis de usar, eliminando eficazmente a gordura e a sujidade, que, no caso dos vidros, pode comprometer a visibilidade. Prefira produtos sem álcool na sua composição para limpeza de cabedal ou plásticos.

Bagageira organizada

Algo tão simples como um tapete antideslizante ou uma caixa para guardar coisas na bagageira são bons aliados quando o objetivo é ter um porta-bagens minimamente arrumado e ter tudo facilmente à mão. Lembre-se de que quanto mais peso o carro transportar maior é o consumo de combustível. Retire tudo o que não precisa no dia a dia.