Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

Essenciais para uma casa mais feliz

Publicado em 23-03-2018 por Cofina Conteúdos

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Felicidade, partilhamos consigo alguns dos elementos de que o país mais feliz do mundo não abdica em suas casas

Saber apreciar o momento é uma das formas de definir a palavra hygge, o segredo dinamarquês para a felicidade, que, apesar de não ter uma tradução literal, prende-se igualmente com sentimentos de bem-estar, conforto, uma filosofia de boa vida, eventualmente. Tendo em conta que vem daquele que é considerado o país mais feliz do planeta, segundo um relatório anual da Organização das Nações Unidas, deixarmo-nos contagiar só poderá fazer-nos bem.

Estar de bem com a vida, criando sentimentos de felicidade, amizade, bem-estar, parece ser a chave para a liderança da Dinamarca na tabela dos países mais felizes do mundo, e uma casa acolhedora é uma parte essencial.

Velas

Pequenas, grandes, redondas, quadradas, aromáticas, se ainda não se rendeu ao poder da luz das velas, está na altura de apagar (ou reduzir ao mínimo) as luzes e deixar-se seduzir pelo bruxulear das chamas, suficiente para tornar qualquer ambiente mais acolhedor.

Mantas

Tricotadas à mão ou não, interessa é que sejam suaves ao toque e quentinhas. E que estejam à mão sempre que delas se sentir falta, por isso, aproveite o seu efeito decorativo e deixe-as sobre os braços de um sofá ou nas costas de um cadeirão, por exemplo. São o complemento perfeito para um filme em boa companhia.

Jogos de tabuleiro/cartas

Há quanto tempo não se junta à volta da mesa ou, melhor ainda, em redor da lareira. Ponha de lado o telemóvel, desligue a televisão, ponha música de fundo e divirta-se a jogar Monopólio, Eleven, King, Cluedo, Estoril 1942, xadrez, etc. Não falta por onde escolher, mesmo a dois.

Boa companhia

Rodearmo-nos daqueles que nos são mais próximos é essencial para alcançar a felicidade. Há quanto tempo não se juntam? Ligue e abra a porta de casa.

Bicicleta

Se o lar é um ponto de extrema importância para o equilíbrio e bem-estar, apanhar ar, mesmo quando a temperatura baixa, é absolutamente essencial e andar de bicicleta é não só uma excelente forma de fazer exercício e obter a sua dose diária de vitamina D, como um meio de transporte com cada vez mais adeptos.

E na despensa

Cacau ou chocolate para uma sempre bem-vinda chávena de chocolate quente, com marshmallows pequeninos em cima, para os apreciadores, e uma lata de biscoitos feitos em casa, preferencialmente, numa tarde de chuva, por exemplo, com os filhos, sobrinhos ou vizinhos.