Notas em Dia
Festivais de verão: divirta-se poupando ao máximoFestivais de verão: divirta-se poupando ao máximo

Festivais de verão: divirta-se poupando ao máximo

Festivais de verão: divirta-se poupando ao máximo

Multiplicam-se de norte a sul do país e atraem festivaleiros de todas as idades, a maioria jovens. Saiba como desfrutar ao máximo com um mínimo de gastos.

Comprar os bilhetes com antecedência, aproveitando os preços de lançamento é o primeiro passo a dar. Sai geralmente também mais barato comprar os passes para a totalidade dos dias; se não gostar particularmente do alinhamento de algum dos dias ou não puder arcar com esta despesa, pondere adquirir o passe em conjunto com um amigo, até porque os passes frequentemente dão direito a alojamento e estacionamento gratuitos, entre outros benefícios. Aproveite ainda os descontos e/ou vantagens oferecidos por algumas empresas e instituições parceiras dos eventos (CP, bancos, grupos de comunicação, Place and Tickets, hipermercados, empresas do setor da energia e combustíveis, etc.).

Se for com um grupo, não faz muito sentido cada pessoa levar o seu carro; vejam qual o mínimo que precisam e partilhem a despesa de combustível.

Voluntariar-se é também uma opção a considerar, reduzindo consideravelmente as despesas; o único senão é o facto de não lhe permitir desfrutar em pleno do festival – informe-se!

 

Orçamento precisa-se!

Definir um orçamento diário é essencial para evitar chegar a meio do festival sem dinheiro para gastar – se pensa ir de autocarro ou comboio, opte por comprar bilhete de ida e volta; o regresso desta forma estará sempre assegurado, se for de carro, o ideal é abastecer o depósito quando chegar ao local do festival, antes de estacionar o carro.

Para não ceder a tentações e despender mais do que o inicialmente pretendido, evite usar cartões de débito/crédito e coloque na carteira apenas a quantia estipulada para cada dia e guarde-a bem.

 

Alimentação: mantenha-se

Se for com um grupo de amigos, defina previamente a comida a levar, evitando naturalmente alimentos que se estraguem facilmente – verá reduzidas assim substancialmente as despesas com alimentação. Entre enlatados, arroz, massa, leite, cereais, sopas de pacote, etc., bem como imaginação, será difícil passar fome. Não se esqueça do fogão a gás portátil.

 

Cuidados extras

  • Evite gastar dinheiro com garrafas de água – invista antes em mochilas pequenas com bolsa de água ou garrafas reutilizáveis (neste caso, confirme se pode entrar com as mesmas);
  • Não leve peças de roupa ou gadgets caros – entre pó, por vezes lama, alimentação mais descontraída e segurança reduzida ou distrações –, poupará alguns dissabores;
  • Resista ao merchandising e use o telemóvel para registar os momentos mais marcantes e partilhá-los (ou não) nas redes sociais e imprima-os em papel mais tarde se o desejar;
  • Aproveite as ofertas gratuitas, mas só mesmo se valerem a pena; de contrário só estará a perder tempo que pode passar com os amigos ou a assistir às diferentes atuações;
  • Para maior conforto, considere acrescentar à mala uma cadeira ou pufe insuflável, bem como um saco de duche portátil.