Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Novo ao volante? Saiba como cuidar do seu carro

Publicado em 10-11-2017 por Cofina Conteúdos

Se começou a conduzir há pouco tempo, conheça quatro hábitos básicos a adotar para maior segurança e preservar a saúde do seu carro.

Conduzir de forma mais segura e evitar acidentes ou outros imprevistos que o possam deixar apeado à beira da estrada passa obrigatoriamente por manter o seu carro em boas condições. E não, não é necessário nenhum curso de mecânica, mas simplesmente algumas questões a ter em atenção.

Revisões mas não só
Fazer as revisões nas alturas indicadas é importante, mas se suspeitar de algum problema, não adie a sua resolução. Quanto mais adiar, maior é a probabilidade de se agravar e provocar mais danos. Muitas vezes, pode ser de fácil (e económica) resolução; outras pode até acabar por não ser nada – acima de tudo não arrisque, é a sua segurança e a dos demais condutores que está em jogo.

Pneus
Estilo de condução, velocidade, carga, pressão são fatores que condicionam a durabilidade e estado dos pneus, pelo que além de verificar regularmente a pressão, deve habituar-se a inspecionar os pneus do seu carro para evitar percalços. Troque os pneus sempre que se deparar com borracha em mau estado, descolada, por exemplo, ou com pregas. Trocar de pneus é também imperativo sempre que a profundidade das ranhuras for igual ou inferior a 1,6 mm, mas convém não deixar chegar a este ponto. Quando esta distância for de 2mm sensivelmente, deve tomar as devidas providências para os substituir.

Líquidos em bom nível
Antes de se fazer à estrada, familiarize-se com os depósitos dos líquidos essenciais ao bom funcionamento e segurança de condução do seu automóvel e não deixe passar mais de um mês sem verificar que estão cheios o suficiente. Óleo, radiador, travões e limpa para-brisas são fáceis de verificar e repor – não deixe a sua segurança ao acaso.

Luzes, ação!
Ver bem e ser bem visto deve ser uma prioridade, sobretudo durante condições climáticas mais agrestes. Além de que basta não ter uma luz para poder ser multado. Passe em revista as diferentes lâmpadas e troque sempre que uma deixar de funcionar. Na maior parte dos casos, trata-se de um procedimento simples que pode ser feito por si.
Para não comprometer a sua visibilidade, mantenha o vidro limpo e troque as escovas sempre que note quebras no seu funcionamento.