Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Plantas resilientes: dê mais verde à sua casa sem esforço

Publicado em 09-10-2017 por Cofina Conteúdos

Purificam o ar, ajudam a respirar melhor, melhoram a disposição e até mesmo a concentração. Se gosta de plantas, mas não consegue mantê-las vivas muito tempo, conheça algumas das menos exigente

Dão vida nova a qualquer espaço, em casa ou no local de trabalho e até mesmo na escola, onde ajudam na concentração e memória. Vale por isso a pena rodear-se de plantas – nem sequer precisam de ser muitas –, mas se falta de tempo ou, alegadamente, de jeito tem vindo a fazer adiar esta decisão, saiba que há muitas que exigem muito pouco; é nestas que se deve focar.

Cuidados básicos

Nenhuma planta sobrevive sem luz, requerendo pelo menos três a quatro horas diárias, algumas sol direto, outras nem por isso, por isso escolha exemplares que se adaptem às condições dos locais onde pretende colocá-las.

Tilandsias

Trata-se de plantas aéreas das mais variadas cores que não necessitam sequer de terra para viver. São praticamente impossíveis de matar, revelando-se uma excelente opção para quem não tem tempo ou passa muito tempo fora de casa. Basta mergulhá-las em água duas a três horas a cada 10-15 dias. Podem suspender-se, colocar-se em globos de vidro, numa estante, constituindo um elemento decorativo bastante versátil. Exigem algum cuidado com o sol, devendo-se evitar exposição direta no verão, embora no inverno seja perfeitamente suportável.

Suculentas

Com um vasto leque por onde escolher, as suculentas acumulam água nas folhas, exigindo por isso pouca rega, mesmo quando as temperaturas sobem. Cada rega deve ser feita quando a terra secar; não deixe a terra encharcada nem água no prato do vaso.

Aspidistras

Planta bastante resistente, suporta bem sombra e locais pouco iluminados. Exige muito pouca rega, podendo ser deixada grandes temporadas sem água. Tende a acumular pó nas folhas, mas basta passá-las por água na banheira para o eliminar.

Begónias

Outras que apenas requerem rega quando a terra seca, devendo-se evitar molhar as folhas e flores, são as begónias, que a esta vantagem aliam a variedade de colorido. Ideais para locais de sombra.

Zamioculcas

De folhagem verde-escura brilhante que pode atingir até um metro de altura, gostam particularmente de ser ignoradas desde que deixadas sob sol moderado e luminosidade baixa. Não são propriamente fãs de água, pelo que basta regar quando a terra secar – folhas amarelas são sinal por norma de excesso de água.