Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Primeiro dia de escola sem sobressaltos

Publicado em 06-09-2017 por Cofina Conteúdos

Preparar o seu filho para o primeiro dia de escola é essencial para reduzir a ansiedade característica desta nova etapa na sua vida e ajuda-o a desfrutar mais da experiência.

Aulas prestes a começar, é altura, se ainda não o fez, de preparar as crianças para o seu primeiro dia oficial de aulas. Familiarizá-las com a escola que vão frequentar é um dos passos a dar. Visite com ele a escola, mostre-lhe onde fica a sala de aulas, a casa de banho, a área de refeições, o recreio, etc. Deixe-o à vontade para expor qualquer preocupação relativamente à escola e ao seu funcionamento e esclareça todas as questões.

É natural que a o seu filho sinta algum nervosismo. Aproveite para explicar que é normal e que acontece com muitas das crianças nas mesmas condições e reforce os vários aspetos positivos desta nova fase da sua vida, como rever antigos colegas, caso venha do pré-escolar, fazer novos amigos, aprender coisas novas, fazer descobertas divertidas, por exemplo.

Descanso obrigatório

Uma boa noite de sono tem um papel determinante no desenvolvimento e desempenho escolar das crianças. Estabelecer uma rotina que permita pelo menos dez horas de sono, no caso das crianças do 1.º ciclo deve ser uma prioridade, a começar logo no primeiro dia de aulas.

Atenção à mochila

Nesta etapa, é também importante dar-lhe um pouco mais de autonomia. Pode começar por ensiná-lo a preparar a mochila – para o ajudar no dia a dia, pode afixar uma folha numa parede do quarto do seu filho, na sua secretária ou mesmo frigorífico – com a lista (imagens) do que é necessário: caderno, livros, lápis e demais material, almoço e lanche se se aplicar.

Atenção, no entanto: a mochila não deve exceder dez por cento do peso da criança que a transporta. Neste caso, o melhor é optar por uma mochila com rodinhas.

Hora da lancheira

Caso a criança leve lancheira com o almoço para a escola, certifique-se que ela consegue abrir todos os recipientes. Pratique com ela e explique igualmente o que deve ser deitado no lixo depois de comer e o que deve voltar a colocar na lancheira para levar para casa para ser lavado e utilizado novamente.
Por norma, as crianças gostam de ajudar a cozinhar, por isso deixe o(s) seu(s) filho(s) preparar consigo as refeições para levar para a escola. Facilita planear menus semanais (em conjunto sempre que possível) e adiantar tudo ao fim de semana. Não se esqueça de incluir fruta e legumes e evite bolos, bolachas, entre outros alimentos processados, bem como refrigerantes.

Antes de encher a lancheira, corte os alimentos de forma a facilitar o seu consumo.

Tempo tão bom

Para evitar sobressaltos e correrias no primeiro dia de aulas, deixe a roupa separada e mochila preparada na noite anterior – este é aliás um hábito que deve adotar ao longo do ano e uma das responsabilidades que pode atribuir à criança. Reserve tempo para um pequeno-almoço em família – o preferido de todos – e desfrute do momento.