Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Lifestyle

Programas para o Dia do Pai

Publicado em 16-03-2018 por Cofina Conteúdos

Já em contagem decrescente para o Dia do Pai, no próximo dia 19, conheça algumas das sugestões que lhe deixamos para celebrar a data

Assinalado desde a Idade Média, na altura uma data religiosa ligada à figura de São José, é no século XX que o Dia do Pai é “institucionalizado” como o dia por excelência para homenagear os pais, com tanto direito a ele como as mães, cujo dia já se festeja há muito. Apesar de ser um dia celebrado um pouco por todo o mundo, a data escolhida para o fazer não é uniforme. Há países como o nosso, Espanha ou Itália, que o assinalam a 19 de março, outros há que optaram pelo terceiro domingo de junho, caso dos EUA, do México ou de França, pelo Dia de Ascensão (10 de maio, este ano), como a Alemanha, ou no segundo domingo de novembro, se for na Finlândia, entre outros.

A forma escolhida para festejar este dia tão especial também varia, mas a mostra de apreço e carinho pela figura paterna e, se possível, a reunião e a partilha de atividades são algo que qualquer Dia do Pai tem em comum. Entre nós são muitas as possibilidades para um dia – ou, pelo menos alguns momentos – a dois ou com toda a família.

À volta da mesa

Festejar o Dia do Pai é um bom motivo para partilhar uma refeição com os seus filhos ou com o seu pai, por isso porque não experimentar o novo restaurante de que tem ouvido falar? Ou apostar num bom brunch, no domingo, 18, se na segunda-feira for mais difícil conciliar agendas? O Hotel Real Oeiras é um dos locais onde pode deliciar-se com um brunch Especial Dia do Pai (o pai só paga 50%, tal como as crianças dos 6 aos 12 anos: até aos 5 é gratuito), servido entre as 12h30 e as 16h. De norte a sul do país há muitos outros locais com opção de brunch por onde escolher. Aproveite.

Com as mãos na massa

Uma experiência bastante divertida é um workshop de culinária, no qual, além da partilha de tempo de qualidade, podem aprender a confecionar algumas iguarias e, melhor ainda, deliciarem-se depois com o resultado final. O Petit Chef propõe um workshop para o Dia do Pai, que para maior conveniência, se realiza a 17 ou 24 de março, cujo tema é pastelaria. Para se inscrever, só tem de enviar um email com os dados do/s participante/s, nome e idade e data pretendida.

Para os mais competitivos, há Combat Kitchen: Dia do Pai (19 de março, 20h), cujo mote é a cozinha como local de descoberta e partilha. O desafio, lançado a pais e filhos, é pôr em prática os seus dotes culinários numa competição – recriar na perfeição o prato criado pela equipa da Academia – para determinar qual o melhor menu.  Se for a dupla de pai e filho(a) vencedora, ganha dois bilhetes para um workshop da agenda à escolha. É na Academia Time Out, na avenida 24 de julho, em Lisboa.

Se quer ver os seus filhos divertidos sem sair de casa, surpreenda-os com um jantar de panquecas ou mexicano (há kits nos híper e supermercados que facilitam bastante a tarefa). Só tem de comprar os ingredientes no fim de semana e deitar mãos à obra. Sucesso e animação garantidos.

Como peixes na água

Se pretender assinalar esta data com o seu pai ou filho com uma experiência única, ofereça-lhe um batismo de mergulho no Dive Club Cipreia, que está com uma campanha especial, nos seus clubes de Sesimbra e de Lagos, com 50% de desconto para o segundo elemento. O voucher, a adquirir até dia 19 de março, é válido até seis meses ou um ano, dependendo se for batismo ou curso de mergulho. Para situações em que um dos elementos é mergulhador certificado, oferece-se o mergulho sem equipamento incluído ao elemento certificado.

Com os pés assentes na estrada

A cidade do Porto volta mais uma vez a realizar a Corrida Dia do Pai (10 km), este ano na sua 15.ª edição, com data marcada para domingo, 18 de março, às 10h. A prova contará também com uma caminhada de 6 km sem fins competitivos. Nesta edição, a corrida e a caminhada terão novos percursos. Aceite o desafio e inscreva-se já.

Prego a fundo

No asfalto, mas agora sobre quatro rodas, num kart é também uma excelente forma de passar alguns momentos memoráveis e pautados por adrenalina q.b. neste dia tão especial. Informe-se sobre um kartódromo próximo e marque na agenda.

Ainda em modo radical

… mas acessível a toda a família tem os vários parques de aventura espalhados por todo o país onde pode divertir-se em animadas sessões de paintball, escalada, rappel, percursos de obstáculos, canyoning, orientação, matraquilhos humanos, arrow tag, bubble football, entre muitas, mas muitas, possibilidades. É o caso do FunPark, em Fátima, do Parque Aventura Sniper, em Loures, do Parque Aventura, em Albufeira, Figueira da Foz, Vila Real de Santo António e Lagos, ou do Parque Aventura DiverLanhoso, nas proximidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre outros em todo o país. Leve o pai, os filhos, os amigos e prepare-se para umas horas ou todo o dia em grande.

Importante é celebrar

Uma visita ao Jardim Zoológico, ao Oceanário ou a um abrigo de animais para quem gosta de animais, um café ao fim do dia ou umas horas a jogar cartas ou qualquer outro jogo ou a projetar slides (revivendo os serões de infância), ou uma simples visita serão também opções bem-vindas. A lista não se esgota minimamente por aqui. Importante é mesmo não deixar o dia passar em branco.


Palavras-chave: