Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Seis tendências para seguir 2018

Publicado em 09-01-2018 por Cofina Conteúdos

Ano novo, vida nova, costuma dizer-se, por isso aproveite para fazer algumas alterações na sua rotina – nenhuma complicada ou exigente – e desfrute do resultado

Faça um detox à cozinha

… e à despensa por acréscimo. Esta é provavelmente a melhor forma de começar desde já a tornar realidade a decisão de comer mais saudável este ano. Se não houver, não se come. Alimentos açucarados e/ou processados devem ser os primeiros a manter à distância. Mantenha as bancadas o mais libertas possível e procure manter à vista apenas alimentos saudáveis, como fruta. Faça o mesmo com o frigorífico e, em vez de guardar toda a fruta e os legumes nas gavetas, deixe uns ao nível dos olhos, de preferência alguns já prontos a comer, como cenouras aos palitos, ou já lavados e prontos a consumir.
Aproveite e leve para o local de trabalho, colocando-os igualmente na mochila dos seus filhos.

Ponha cor no prato

Além de tornar a refeição muito mais apelativa, optar por comer alimentos de cores diferentes garante-lhe um aporte de nutrientes muito mais rico. Variedade é uma das chaves de uma alimentação saudável, por isso tente comer pelo menos 20 alimentos diferentes de fruta, legumes, cereais e leguminosas por semana. Este é um dos conselhos de Anita Bean, nutricionista especializada em nutrição do desporto e exercício, para assegurar a ingestão dos nutrientes essenciais ao seu bem-estar físico e psicológico.

… e mais verde na sua vida

Uma simples planta verde, de preferência frondosa, no local de trabalho, não só melhora a qualidade do ar, como diminui a ansiedade e beneficia a concentração se colocada na sua linha de visão.

Beba mais água

Não é novidade nenhuma: a água é essencial para o bom funcionamento do organismo e regra geral não a consumimos nas quantidades desejadas. Muna-se de uma garrafa reutilizável – há para todos os gostos e bolsas, térmicas ou não, com espremedor de citrinos ou compartimento para fruta para lhe dar outro gosto – e habitue-se a tê-la sempre por perto. Se necessário recorra ao alarme do telemóvel ou relógio ou até mesmo a uma das apps concebidas para isso mesmo, como a Beba Água Lembrete ou Daily Water, por exemplo. Entre outros benefícios, a água pode manter dores de cabeça à distância, bem como fadiga, ambos sintomas de baixos níveis de hidratação.

Mexa-se!

Não há desculpas para não inserir algum exercício físico na sua vida. Em casa, a caminho do emprego, num ginásio, só ou com amigos, ou vizinhos, ou colegas, a escolha é sua. Importante é mesmo mexer-se, nem que seja só andar um pouco. Aliás, se conseguir chegar aos 10 mil passos diários, parabéns, já obtém benefícios para a sua saúde. Pode também dançar, saltar à corda, andar de bicicleta, saltar num trampolim… as hipóteses são mesmo muitas
Em vez de se reunir com um/a amigo/a ou colega para café, experimente um passeio, por exemplo, ou saia uma ou duas paragens antes do local de trabalho, se andar de transportes, acorde 15-30 minutos mais cedo e vá andar ou faça-o logo a seguir ao jantar com toda a família, porque não?

Para um mundo mais generoso

Mais felicidade, melhor qualidade de sono, menos stress e ansiedade, e menor risco de depressão e de ataque cardíaco são algumas das contrapartidas da generosidade, trate-se de grandes ou pequenos atos. Aproveite o espírito natalício ainda a pairar no ar e dê um pouco mais de si, dedique-se a uma causa. Nem sequer precisa de muito tempo, um simples telefonema, uma palavra amiga, uma hora por semana ou mês por vezes é mais do que suficiente.