Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

5 sites de programação que deve explorar

Publicado em 22-03-2019 por Cofina Conteúdos

Além de ensinar a pensar – como defendia Steve Jobs -, aprender a programar estimula a criatividade e desenvolve o raciocínio lógico, entre outros benefícios. Não espere mais e descubra o mundo da programação. Conheça os sites educativos – e gratuitos – por onde começar.

Numa era dominada pela tecnologia e computadores, aprender a programar é decididamente um desafio a abraçar, independentemente da idade – são cada vez mais as crianças e os adultos a explorar e dominar o mundo da programação, uma das competências mais importantes, segundo alguns especialistas.

É também cada vez maior o número de recursos à sua disposição para aprender a programar, sem sequer precisar de sair do conforto da sua casa. O melhor de tudo? Muitos são gratuitos, como os cursos que aqui lhe propomos.

Contudo, antes de lá chegarmos, e sobretudo para aqueles que pensam que programação é só para pessoas com QI de génio ou para crianças que parecem nascer já a dominar as novas tecnologias, convém frisar que apesar de requerer algum empenho, programar é algo bastante acessível. Trata-se nem mais nem menos de criar séries de instruções, para que os computadores executem e façam aquilo que quer. É uma abordagem simplista, mas não longe da realidade.

Codeacademy

No topo da lista dos sites mais populares para aprender programação sem custos envolvidos, o Codeacademy é decididamente um local a explorar se o objetivo for alargar os seus conhecimentos de HTML & CSS, JavaScript, Python, Bash/Shell, Ruby, SQL ou C++.

edX

Fundada pela Universidade de Harvard e o MIT em 2012, a EdX é uma plataforma online em open source que vale a pena adicionar aos seus Favoritos, até porque desde a sua fundação são várias as instituições de ensino de renome que se agregaram.

AGupieWare

Inicialmente conhecida pelo desenvolvimento de Apps, a AGupieWare viria a integrar na sua estrutura vários cursos que contemplam os passos básicos para quem quer começar a programar.

Coursera

Cerca de sete anos após a sua fundação, mais de mil cursos oferecidos e 119 instituições envolvidas, a Coursera é outra das companhias cujo nome vale a pena reter e investigar se quer dar os primeiros passos no mundo da programação. Como é normal acontecer, a Coursera oferece também cursos pagos com certificação.

Khan Academy

Remonta a 2006 a criação da Khan Academy, cujos tutoriais passo a passo lhe permitem aprender a programar com JavaScript e ProcessingJS ou criar páginas Web com CSS e HTML, entre várias outras possibilidades. Dê uma espreitadela! Vai ver que vale a pena.