Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Lifestyle

6 dicas para férias com crianças pequenas

Publicado em 17-07-2017 por Cofina Conteúdos

Vai de férias com filhos ou sobrinhos pequenos? Ficam algumas dicas para minimizar contratempos e permitir-lhe desfrutar do tempo em família.

Tempo precisa-se…

… Antes, durante e após a viagem, por isso, antecipe-se, incluindo algum tempo extra. No aeroporto, na viagem de carro, na visita a um museu ou a um parque natural. Lembre-se que os miúdos gostam de explorar: dê-lhes a oportunidade de descobrir o que os rodeia. Contemple ainda pausas para WC, para esticar as pernas regularmente nas deslocações mais longas de carro, para se distraírem com o que possa chamar-lhes a atenção no momento.

Evite terminar as malas e demais preparativos para o último dia; ideal é deixar tudo pronto no dia anterior: além de evitar stresse de última hora, permite-lhe algum “descanso” antes da partida e menos esquecimentos. Habitue-se a fazer uma lista antes com tudo aquilo que é mesmo essencial.

 

Distrações sempre bem-vindas

Livros para colorir, cartas, música, jogos e apps mais ou menos lúdicas são ideais – e essenciais – para manter as crianças e o resto da família entretidos. Habituá-las a fazer um diário de viagem desde pequeninas é algo que deve tentar; no início, basta um caderno e lápis de cor/cera para pintarem o que veem e recolherem recordações (folhas e flores, bilhetes de monumentos ou de transportes, etc.). Experimente oferecer-lhes uma máquina fotográfica e deixe-as capturar o mundo à sua maneira. Escolha um modelo para crianças – já se encontram facilmente a preços acessíveis – ou um telemóvel antigo que já não use, por exemplo.

 

Todos juntos

Aproveite as férias para fazer uma atividade nova para todos em conjunto: surf ou snorkel, uma aula de culinária, um workshop de olaria, pintura, dança… da praia à cidade há sempre ofertas: informe-se e arrisque!

 

Água e snacks sempre à mão

Fruta, cenouras, bolachas embaladas em doses individuais, queijos miniatura ou em triângulos, sanduíches são bons exemplos do que teve ter sempre consigo se viaja com crianças. E água, sempre, para beberem ao longo do dia, especialmente com temperaturas elevadas.

 

Regras básicas

Apesar de as férias serem uma época de maior descontração, há sempre regras a cumprir e que devem ficar claras antes de sair de casa, mesmo que exijam alguma engociação. Do não falar com pessoas estranhas ao que fazer caso se percam e quantos gelados ou bolas de Berlim podem comer por dia/semana, etc., são essenciais para evitar birras e preocupações.

 

 

Medicação e primeiros socorros

Anti-histamínico, analgésico, anti-inflamatório e antidiarreicos são alguns dos medicamentos de que se deve acompanhar em viagem – em caso de dúvida ou se for para destinos exóticos, informe-se com o seu médico ou na consulta de medicina do viajante -, bem como repelente de insetos e um kit básico de primeiros socorros para pequenos incidentes. E, protetor solar, sempre.