Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

8 erros que deve evitar quando viaja de carro

Publicado em 16-08-2018 por Cofina Conteúdos

Mais flexibilidade e maior liberdade de movimentos são algumas das vantagens de optar por uma viagem de carro para férias ou uma escapadela. Para que tudo corra sobre rodas, ficam algumas sugestões

1. Depressa e bem…

Numa viagem de carro, mais importante do que o destino é o caminho para lá se chegar. Em vez de optar pelo acesso mais rápido, escolha o percurso com melhores vistas, deixando autoestradas e vias rápidas apenas para quando não houver alternativa ou quando viajar de noite.

2. Não estacionar o carro e partir para outra aventura

Com tempo limitado, nem sempre é possível explorar bem alguns locais por onde se passa. De vez em quando pare o carro e compre bilhetes para autocarros Hop on Hop off, passeios panorâmicos de barco ou outras excursões, que em relativamente pouco tempo lhe permitem ficar com um boa perspetiva e conhecimento do local.

3. Quilómetros a mais

É certo que se trata de uma viagem de carro, mas isso não implica que se passe a maior parte do dia atrás do volante. Além de perder a oportunidade de descobrir lugares e recantos memoráveis, praias e aldeias escondidas, por exemplo, ou parques naturais que se cruzam no caminho, o cansaço acumulado não só pode provocar irritabilidade, condenando desde logo a viagem ao fracasso, como maior probabilidade de acidentes.

4. Não planear nada

Uma das vantagens das viagens de carro é a liberdade de movimentos, mas basear-se apenas no improviso não deve ser opção. Faça um levantamento atempado das atrações existentes ao longo do percurso – mesmo estando sujeito a possíveis alterações –, de modo que quando lhe apetecer parar possa aproveitar para explorar ou provar um prato típico da região.

5. Chamar a atenção para o carro

Evite tornar o carro um chamariz para os amigos do alheio. Não deixe mapas à vista nem bagagem ou outros objetos de valor. Sempre que possível, estacione em locais com boa visibilidade e não isolados.

6. Contar apenas com restaurantes e cafés

Água e alguns snacks são essenciais ao longo de toda a viagem. Uma paragem mais longa, um percalço, uma estrada sem estabelecimentos de restauração são imprevistos com que deve contar. Por isso, previna-se, especialmente com crianças e adolescentes por perto! Se levar crianças, inclua ainda jogos e atividades que possam entretê-las.

7. Não passar por uma oficina antes

Se está a pensar fazer uma viagem de carro por alguns dias ou mesmo semanas, não parta sem antes parar numa oficina para um check-up: água, óleo, pressão dos pneus – sobressalente incluído quando aplicado –, luzes, etc.

8. Apps porque vos quero!

Apesar de o telemóvel dever ser relegado para segundo plano durante as férias, não aproveitar as vantagens das apps poderá não ser a melhor opção. Saber a que distância encontra uma bomba de combustível ou encontrar percursos alternativos quando se depara com engarrafamentos ou acidentes, entre outras possibilidades, é uma mais-valia.

Aproveite!

 


Palavras-chave: