Notas em Dia
Poupar na viagem e proteger o ambientePoupar na viagem e proteger o ambiente

Poupar na viagem e proteger o ambiente

Poupar na viagem e proteger o ambiente

Com o bom tempo à porta, viajar em férias ou para uma escapadinha será uma realidade para muitos. Conheça as opções sustentáveis que pode tomar. O ambiente e a bolsa agradecem

Vá para fora cá dentro

Uma forma de apoiar a economia nacional, escolher Portugal para viajar durante as férias ou numa pequena fuga é também uma oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o nosso país. De norte a sul do país, sem esquecer os arquipélagos dos Açores e da Madeira, as possibilidades são muitas e todas elas acompanhadas de boa gastronomia e clima invejável. Aventurar-se de autocaravana, descontrair num turismo rural, mergulhar no oceano ou numa das nossas magníficas praias fluviais ou, ainda, perder-se no vasto património cultural das nossas vilas e cidades… estará a ajudar a economia local com um mínimo de pegada de carbono e também uma oportunidade de poupar, dadas as muitas promoções que ainda pode encontrar.

Levar apenas o necessário

Menos bagagem significa menos peso. E menos peso significa gastos mais eficientes de combustível – o que é bom para o ambiente, independentemente de se deslocar de carro, autocarro ou avião, por exemplo. No último caso, permite-lhe ainda reduzir custos, uma vez que na cabina não há taxas para malas de tamanho standard – desde que não leve mais do que uma, por norma. Otimizar a forma de fazer a mala é outra das possibilidades – as dicas da guru da arrumação Marie Kondo são úteis para a mala mais arrumada possível!  

Compre local

Sempre que viajar, dentro ou fora de fronteiras, procure envolver-se na comunidade local, algo que pode facilmente conseguir optando por comprar nos mercados e comércio locais. Não só desfrutará de mais sabor, no caso dos alimentos, como também de uma maior interação com a população, com a mais-valia de beneficiar economicamente a comunidade.

Transportes económicos, por favor!

Se precisar de alugar carro, prefira os modelos compactos, mais económicos, não só no consumo como na tarifa diária de aluguer.

Se o carro não for essencial, recorra antes aos transportes públicos ou à bicicleta, por exemplo. Se possível, adquira um passe de transportes públicos. Aproveite também para andar. Seja qual for a alternativa que escolher, esta será sempre uma melhor oportunidade para conhecer o local de destino bem como os seus habitantes.

Compense a sua pegada de carbono

Prefira companhias aéreas que de alguma forma compensem as emissões de carbono. A TAP é uma das companhias aéreas que permitem aos clientes compensar as emissões de carbono resultantes da sua viagem, reduzindo assim a sua pegada de carbono. O FlyGRN é uma boa ajuda na hora de escolher a companhia para viajar. Pode também compensar parte da sua pegada ecológica através de projetos certificados pela Gold Standard ou de reflorestação ou reintrodução de espécies da Mossy Earth, que tem, entre outros, um projeto de reintrodução do milhafre-real na Península Ibérica.

E já que falamos em companhias aéreas, se quiser voos mais em conta, seja flexível nas datas sempre que isto for possível. Ir um ou dois dias antes ou voltar um dia após o inicialmente previsto pode poupar-lhe umas dezenas de euros por pessoa.

Pegada ainda mais pequena

Tente reduzir ao máximo a sua pegada ecológica. Gestos tão simples como não exigir mudança de toalhas ou lençóis todos os dias – hábito que decerto não tem em casa –, desligar o ar condicionado quando sai ou apagar as luzes de que não necessita fazem já muita diferença.

Procure também alojamento com práticas sustentáveis; são cada vez mais os estabelecimentos a aderir e a requererem certificação para as suas práticas amigas do ambiente.