Notas em Dia
Um Dia do Pai mais sustentávelUm Dia do Pai mais sustentável

Um Dia do Pai mais sustentável

Um Dia do Pai mais sustentável

Com o Dia do Pai a aproximar-se, ficam algumas sugestões para o celebrar de forma mais sustentável.

Assinalado entre nós no dia 19 de março, o Dia do Pai pode ser celebrado de formas diversas. A dois, com toda a família ou até mesmo à distância, nos casos em que a reunião não é possível, saiba como festejar este dia tão especial de forma mais sustentável.

Atividades ao ar livre

Se o tempo o permitir, que tal convidar o seu pai para uma atividade ao ar livre? Uma caminhada ou passeio de bicicleta, por exemplo, são boas formas de partilhar momentos juntos e retirar os benefícios do contacto com a Natureza.

Para os amantes de água, uma manhã de surf, uma descida de rio de caiaque ou umas horas de canyoning são garantidamente um bom programa.

Contribuir para um planeta mais verde

Uma das formas de desfrutar de um dia especial com o seu pai é partilharem juntos a experiência de ajudar a proteger as florestas, plantando árvores e arbustos autóctones e apoiando no controlo de espécies invasoras. Pode informar-se junto da Associação Plantar Uma Árvore, por exemplo.

Dar asas à escrita

Um curso de escrita criativa é também uma boa forma de pais e filhos passarem tempo juntos, ao mesmo tempo que desenvolvem técnicas de escrita e deixam a criatividade fluir.

Imortalizar memórias

Fazer e oferecer ao seu pai uma cápsula do tempo feita por si ou juntamente com os seus irmãos permite recordar o passado e eternizar momentos vividos juntos. Tudo o que precisa é de uma ‘cápsula’ – uma caixa à escolha – e objetos memoráveis: fotografias, recortes de jornal, bilhetes de concertos, souvenirs, antigas prendas do Dia do Pai feitas por si e outros artigos variados com significado para ambos. Depois há que definir uma data futura para a abrirem novamente e juntos reviverem estes momentos.

Competição saudável

Para os pais competitivos, uma boa aposta é a 21ª edição da Corrida Mimosa Dia do Pai  (10 quilómetros) que se realiza no dia 16 de março, uma iniciativa que visa “juntar pais e filhos de todas as idades” e tem partida marcada para as 9h00, na Cidade de Matosinhos. Haverá também uma mini caminhada não competitiva de 5 quilómetros.

Faça você mesmo

Prendas feitas pelos filhos têm um valor inestimável e tudo o que precisa é de alguma criatividade. Seja um marcador de livros, uma moldura ou um postal com fotografia e marca de mãos, por exemplo, certamente irá agradar muito. Esta é uma forma ótima de reutilizar materiais criando simultaneamente algo especial para quem dá e para quem recebe. Se a imaginação não é o seu forte, um álbum ou calendário de fotos de pai e filho(s) é uma boa alternativa.

Kit sustentável

Crie um kit personalizado de cuidados pessoais com produtos naturais e sustentáveis. Nas lojas de desperdício zero como a Mind the Trash, Maria Granel ou Zero Plástico, entre outras, encontra sabonetes artesanais, produtos para a barba, cremes do rosto e corporais feitos com ingredientes naturais e sem químicos agressivos. Inspire-se!

Uma tarde na vinha

Para os pais – e filhos – amantes do néctar dos deuses, uma visita a uma vinha de produção sustentável com direito a prova revelar-se-á certamente uma agradável surpresa. Só tem de marcar e desfrutar.

À volta da mesa

Partilhar uma refeição é sempre uma boa forma de aproximar as pessoas. Este ano, porque não convidar o seu pai para um almoço ou brunch num restaurante vegetariano ou mesmo vegano, sem produtos de origem animal? Informe-se sobre a oferta na sua zona e preparem-se para uma surpreendente viagem de (re)descoberta!

Para pais e filhos que gostem de cozinhar, um workshop de culinária sustentável, onde podem aprender novas técnicas e partilhar o que fizeram juntos, deixará certamente boas memórias. Workshops de cozinha desperdício zero ou vegetariana, com a autora Gabriela Oliveira ou da Maria Granel, entre outros, são um bom ponto de partida.

Um dia solidário

E que tal convidar o seu pai para, juntos, dedicarem algum tempo a realizar voluntariado junto de uma Instituição? Aproveite e junte a família, existem muitas causas nas quais os mais novos podem participar.

Encurtar a distância

Para muitos pais e filhos nem sempre é possível festejarem o Dia do Pai juntos. Não deixe que a distância os separe. Telefone, faça uma videochamada, grave um vídeo… Tudo vale a pena assinalar a data e tornar este dia especial.