Notas em Dia
Cheque-livro para jovens, uma forma de incentivar à leituraCheque-livro para jovens, uma forma de incentivar à leitura

Cheque-livro para jovens, uma forma de incentivar à leitura

Cheque-livro para jovens, uma forma de incentivar à leitura

Promover hábitos de leitura e incentivar a visita às livrarias. É este o objetivo do Programa Cheque-livro, uma iniciativa do Ministério da Cultura, que consiste na emissão de um cheque no valor de 20€, por jovens nascidos em 2005 e 2006, para descontar na aquisição de livros. Saiba como obtê-lo e como funciona.

Quem tem direito ao Cheque-livro?

O Cheque-livro pode ser emitido por todos os jovens que nasceram nos anos de 2005 ou 2006, residentes em Portugal e detentores de cartão de cidadão válido.

Como posso aceder ao Cheque-livro?

Os cheques-livro começaram a ser emitidos no passado dia 4 de novembro, devendo ser levantados até dia 23 de abril do próximo ano. A iniciativa foi pensada para um máximo de 220 mil jovens, pelo que convém não deixar passar muito tempo, sob pena de arriscar perder esta oportunidade.

Para requerer o seu cheque-livro, deverá aceder à plataforma www.souleitor.gov.pt e registar-se. Atenção: para o fazer vai precisar de ter consigo o cartão de cidadão e um leitor de cartões ou, em alternativa, utilizar a chave móvel digital. Após indicar a data de nascimento e o concelho de residência, ser-lhe-á emitido um voucher com um QR code.

Poderá depois descontar este voucher (não é necessário imprimi-lo, bastando apresentá-lo em formato digital na livraria selecionada) na aquisição do livro pretendido.

Leia também: Os seus filhos torcem o nariz aos livros? Saiba como despertar-lhes o gosto pela leitura

Posso adquirir vários livros?

Pode. O cheque-livro só pode ser usado numa compra única, mas pode adquirir um ou mais livros. Só poderá descontar, no entanto, 20€, o que significa que terá de pagar do seu bolso a diferença.

Esta iniciativa só abrange livros com ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) validado pela plataforma do cheque-livro, ou seja, deve validar o ISBN com o livreiro, estando excluídos os manuais escolares, os livros estrangeiros e os dicionários. 

Onde posso comprar o(s) livro(s)? 

Nas livrarias aderentes, que poderá consultar aqui. Deverá levar o cartão de cidadão e o voucher impresso ou em versão digital no smartphone ou tablet, por exemplo.

Leia também: Livros impecáveis durante mais tempo