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Férias: evitar fraudes com cartões de pagamentoFérias: evitar fraudes com cartões de pagamento

Férias: evitar fraudes com cartões de pagamento

Férias: evitar fraudes com cartões de pagamento

As fraudes com cartões de pagamento são uma realidade para a qual se deve precaver no dia a dia, mas especialmente nas férias, altura em que há maior probabilidade de serem usados em locais menos familiares o que significa um maior risco. Saiba como proteger-se.

Mesmo que seja titular de vários cartões de pagamento, não os leve todos consigo durante as férias. Um ou dois são suficientes e o ideal é só andar com um fora do hotel de alojamento. Guarde o outro num local seguro, como o cofre. Além de ser mais simples mantê-lo sob controlo, é mais fácil aperceber-se da sua falta. Se o perder ou for roubado, uma chamada telefónica (o número deve estar nos contactos do seu telefone) é suficiente para o cancelar e impedir o seu uso por terceiros.

 

Longe da vista…

… é meio caminho andado para ficar sem os seus cartões. Não abandone a mala e/ou carteira em cima de bancos em cafés, bares ou restaurantes, em bolsos de casacos ou à vista sobre a toalha na praia ou piscina sem vigilância. Mantenha-os ainda sempre no seu raio de visão quando o der a alguém.

Passe ou insira o cartão na máquina em vez de o dar para o fazerem por si. Deste modo evita o skimming ou clonagem do cartão que, de acordo com indicações da Polícia Judiciária, “pode ocorrer em estabelecimentos comerciais, em especial em bares, restaurantes, máquinas de pagamento de estacionamento e postos de combustível com pagamento automático na bomba”.

 

Não revele o código de segurança

É um conselho básico, mas é mais fácil do que à primeira vista possa parecer. Basta pensar nos hotéis, em que muitas vezes é solicitado o cartão para fotocopiar. Caso aconteça, não permita que a parte de trás seja fotocopiada. Na altura do check-out, se tiverem sido feitas fotocópias de cartões de crédito ou de identificação, deve pedir que lhas entreguem ou que as destruam à sua frente. Nunca o entregue para depósito e assegure-se que o cartão lhe é sempre devolvido.

 

Verifique a atividade do cartão regularmente

… mesmo não estando de férias. Isto é um hábito que deve adquirir, mesmo que não tenha sido perdido ou roubado. Alerte a instituição responsável sempre que se aperceber de cobranças indevidas ou outras anomalias relacionadas com o cartão. Convém igualmente guardar sempre os recibos para cruzar com o extrato do cartão.

Muitos cartões têm associados serviços de alertas por SMS e/ou e-mail, que lhe permitem acompanhar os movimentos do seu cartão e detetar rapidamente o seu uso indevido. Informe-se.

 

Avise que vai de férias

Para minimizar o risco de fraude, as instituições emissoras dos seus cartões podem bloqueá-los em caso de utilização em locais em que não é habitual usá-los, como o estrangeiro. Se for o caso, antes de viajar, alerte o emissor do cartão, para prevenir imprevistos.