Notas em Dia
Reaproveitar equipamentos eletrónicosReaproveitar equipamentos eletrónicos

Reaproveitar equipamentos eletrónicos

Reaproveitar equipamentos eletrónicos

Descubra o melhor destino para os seus aparelhos eletrónicos ou eletrodomésticos em final de vida.

Descubra o melhor destino para os seus aparelhos eletrónicos ou eletrodomésticos em final de vida.

Aparelhos elétricos ou eletrónicos que chegaram ao fim do seu ciclo de vida, como telemóveis, tablets, baterias, computadores, impressoras, televisões ou máquinas de lavar, por exemplo, são compostos, entre outros, por metais tóxicos que, além de contaminarem o ambiente, têm efeitos nocivos sobre a saúde. Deitá-los simplesmente para o lixo não é por isso uma opção, mas que destino deve dar-lhes?

 

Banco de Equipamentos

O Banco de Equipamentos (www.bancodeequipamentos.pt) é um bom ponto de partida. Tendo como missão Recuperar, Reutilizar e Reciclar, este banco começa por fazer uma avaliação do equipamento que recebe, novo ou usado, reparando os que podem ser “salvos” e encaminhando os demais para a reciclagem correta. Após a sua recuperação, estes equipamentos são distribuídos pelas várias instituições sociais que precisem dos mesmos.

Caso o seu telemóvel ou computador funcione, mas tenha sido substituído por um modelo novo e/ou com mais capacidade ou performance, pode oferecê-lo ainda a escolas na sua zona, ONG, instituições solidárias, junta de freguesia, etc. Não se esqueça de fazer antes uma cópia de segurança dos seus dados e limpar/apagar depois o disco/cartão. Se costuma comprar conteúdos com tecnologia de direitos digitais (DRM), o que acontece, por exemplo, com o iTunes, terá de proceder também à sua desautorização. No caso do iTunes,  basta aceder ao menu Store e selecionar “Desautorizar esse computador” ou “Deauthorize this computer”.

 

Ponto Eletrão

Nos estacionamentos e centros comerciais, é já comum haver um Ponto Eletrão, uma iniciativa da Amb3E –  Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos para a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e de RPA (pilhas e os acumuladores que já não funcionam). Utilizá-los é contribuir para aumentar a reciclagem dos 12 milhões de toneladas de REEE e RPA gerados na UE – atualmente só 30 por cento são recolhidos e reciclados. “Se os REEE e os RPA forem encaminhados para aterro ou se não forem convenientemente tratados, os efeitos a curto e a médio prazo serão devastadores: poluição de solos, de recursos hídricos e do ar”, frisa a Amb3E.

 

Equipamentos que valem dinheiro

Caso pretenda rentabilizar estes produtos, pode sempre tentar a sua retoma numa loja especializada e receber em troca um valor que poderá descontar numa próxima compra. Por norma, estão abrangidos portáteis, tablets, telemóveis, consolas, leitores de MP3/4, câmaras de filmar, máquinas fotográficas, GPS, mas o ideal é confirmar.

Caso não haja possibilidade de retoma, muitas destas lojas fazem a recolha de equipamentos eletrónicos e elétricos, devolvendo-os depois aos fabricantes, que devem dar-lhes o melhor fim.