Notas em Dia
Comer bem com menos dinheiro em fériasComer bem com menos dinheiro em férias

Comer bem com menos dinheiro em férias

Comer bem com menos dinheiro em férias

Vai viajar e não quer gastar muito em refeições? Descubra como fazê-lo sem sacrifícios.

Planear com antecedência é a chave para o sucesso. O ideal é começar logo na reserva de alojamento, que deve preferir com kitchenette, cozinha ou, pelo menos frigorífico e micro-ondas, independentemente do tipo – se for com família ou grupo de amigos, explore a possibilidade de alugar um apartamento e compare preços antes de completar a reserva. Regra geral sai mais barato e dá-lhe a possibilidade de preparar algumas refeições, como pequeno-almoço ou sanduíches para o lanche. Se ficar em hotel, evite o serviço de quartos (room service), nada económico. Pondere igualmente a inclusão de pequeno-almoço no hotel – se em destinos mais exóticos, é uma boa opção, noutros nem tanto; em Espanha, por exemplo, a não ser que o hotel seja muito bom, é preferível tomar o pequeno-almoço fora (em contrapartida, é normal servirem-lhe batatas fritas gratuitas se pedir uma bebia ou uma tapa), tal como acontece nos EUA, onde encontra restaurantes e diners com pequenos-almoços bem servidos a preços em conta.

 

Dedique algum tempo a pesquisar o local de destino e selecione os restaurantes/snack-bars/etc. com melhor relação qualidade-preço. Os sites Time-Out nos vários países cedem esta informação, mas não os únicos – a pesquisa é, no entanto, muito simples. Verifique igualmente os dias, se houver, em que há ofertas especiais ou preços reduzidos, por exemplo nos dias úteis. Vá diretamente aos sites e veja se têm cupões de desconto; veja também os de descontos. Nos restaurantes, sempre que possível opte pelos pratos do dia ou menus. Se viajar com crianças, procure locais com refeições gratuitas ou mais baratas para os mais novos.

À chegada, informe-se junto dos residentes locais sobre os locais mais acessíveis para se comer, quem sabe não descobre sítios fantásticos, fora dos roteiros habituais.

 

Poupança máxima

Supermercados e mercearias são sempre a melhor opção para comer, poupando o máximo e não obriga necessariamente a almoçar e jantar sanduíches todos os dias. Na zona de frescos, encontra já refeições pré-preparadas com excelentes opções, que vão desde a sopa a saladas e pratos de carne ou peixe, que geralmente pode aquecer num micro-ondas. Tem ainda a opção de take-away em muitos. Para o caso de necessidade, leve consigo talheres como os Spork, que já há cá à venda. Em alguns supermercados grandes, se for à hora de almoço, pode igualmente ter a sorte de haver degustações gratuitas.

Peças de fruta e frutos secos são sempre de manter na mala – nutritivos, revelam-se um excelente snack para quando a fome aperta. Deve também ter consigo sempre uma garrafa de água, de preferência reutilizável – as águas engarrafadas são muito caras em muitos países.