Notas em Dia
De que se fala quando o tema é cyberbullyingDe que se fala quando o tema é cyberbullying

De que se fala quando o tema é cyberbullying

De que se fala quando o tema é cyberbullying

E se as redes sociais, SMS e MMS, entre outros, fossem usadas como forma de agressão contra si ou contra os seus filhos? Saiba o que fazer para travar esta situação.

Para Bill Belsey, fundador do site www.bullying.org e posteriormente do www.cyberbullying.ca, o “cyberbullying envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para promover um comportamento deliberado, repetido e hostil por parte de uma pessoa ou de um grupo, com vista a fazer mal a outras pessoas”. Das redes sociais, como o Facebook, passando pelos SMS ou MMS, salas de chat, fóruns online e aplicações como o Snapchat, basta estar “ligado” para assediar, ameaçar ou humilhar” outra pessoa, de acordo com a associação Helpguideorg International. Isto significa cyberbullying pode ocorrer em qualquer local e a qualquer hora, 24 horas por dia, sete dias por semana, se o agressor assim o desejar.

 

O que fazer se se tornar um alvo

  • Não responder a qualquer mensagem ou post, mesmo que seja para se defender, nem tente retaliar na mesma moeda – só agravará a situação.
  • Travar a comunicação com o agressor. Comece por notificar as redes sociais usadas ou o ISP (Internet Service Provider), bloqueando depois o seu número de telefone e email e apagando-os das listas de contactos/”amigos” suas redes sociais.
  • Guarde provas das ações do cyberbully, os SMS, mails, MMS ou capturas do ecrã de mensagens enviadas através de redes sociais. São essenciais para apresentar quando apresentar queixa à polícia ou à direção da escola, pais ou professores, no caso dos mais jovens.
  • Alivie o stresse. Envolva-se em atividades que lhe permitam descontrair, ver a vida com novos olhos.
  • Procure apoio dos pais ou professores, por exemplo, no caso dos mais novos, ou de um especialista, como um psicólogo, e até de um amigo ou familiar.
  • Desligue-se! Faça uma pausa do computador, tablet, smartphone e ocupe o tempo livre com outras pessoas e atividades que goste.
  • Proteja os seus filhos: explique-lhes o que é o cyberbullying, monitorize-lhes o uso do computador, saiba com quem trocam mensagens online, limite o acesso a dados, promova a comunicação entre toda a família, notifique a escola caso o agressor seja um colega, por exemplo.