Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Lifestyle

A fazer a mala? Não deixe isto para trás

Publicado em 24-07-2017 por Cofina Conteúdos

Conheça alguns dos artigos frequentemente esquecidos em casa e que nos arrependemos de não ter posto na mala, a começar pelo cartão de cidadão ou passaporte e bilhetes vários

Dinheiro

Apesar de atualmente ser fácil encontrar uma máquina ATM, há ainda alguns destinos em que isto não acontece. Quanto menos levantamentos fizer, menos comissões verá cobradas.

High-tech

Carregadores para toda a família e para todos os dispositivos eletrónicos que levar na bagagem, desde a máquina fotográfica ao computador e tablets, sem esquecer ainda todos os cabos que possa precisar, como os dos relógios de corrida, por exemplo. E, caso necessário, adaptadores de corrente elétrica. Um cartão de memória extra para a máquina fotográfica é também uma boa ideia.

Kit de primeiros socorros

Mais ou menos básico de acordo com o destino. Mas medicação habitual, alguns analgésicos e pensos rápidos não devem faltar. No caso de destinos mais exóticos, deverá acrescentar à lista repelente de insetos, antidiarreicos, antipiréticos e todos aqueles recomendados na consulta do viajante.

Snacks

Frutos secos e barras proteicas dão sempre jeito no caso de atraso de transportes ou chegadas tardias a hotéis já sem serviço de quartos. É também de considerar uma garrafa reutilizável, que pode encher em muitos aeroportos, por exemplo, e que além de ajudar o ambiente, lhe pode permitir poupar bastante. Atenção: se o destino for mais exótico, não a encha nunca com água da torneira.

Bálsamo para os lábios

Ideal, preferencialmente os neutros (sem cor ou sabor), para manter os lábios hidratados, pode ser usado em SOS para proteger a pele em caso de muito vento quente, como bálsamo para as pontas do cabelos e para soltar fechos de correr presos. É igualmente útil para remover maquilhagem dos olhos – basta aplicar num bocadinho de algodão –, para amaciar cutículas e até as mãos à falta de creme.

Toalhetes tira-nódoas

Não ocupam espaço e evitam ter de andar o dia todo com manchas de café ou de gordura, sobretudo se levar pouca roupa devido a limites de bagagem.

Óculos e afins

Para ver ao perto ou ao longe, escuros, não se esqueça dos seus óculos ou das lentes de contacto, se for o caso, bem como as soluções para o seu cuidado. E colírios e/ou soro fisiológico, se necessário.

Cuidados pessoais

Se viajar com malas de porão, guarde uma escova e pasta de dentes na bagagem de mão, bem como uma muda de roupa, sempre útil em caso de extravio de bagagem. Toalhitas desodorizantes podem também revelar-se úteis, bem como creme hidratante – as amostras são a melhor opção dado não ocuparem espaço.

Prevenidos para a chuva

Um ou dois dias antes de embarcar confirme as previsões meteorológicas e, se for caso disso, acrescente à mala um poncho ou guarda-chuva para não perder tempo depois à procura de um.

Saco de compras reutilizável

De preferência em versão mochila, mais práticos de transportar, evitam o desperdício de sacos acumulados no caixote de lixo antes da partida e podem revezar-se como mala de mão se viajar em low-cost e só for permitida uma peça de bagagem – basta dobrar e acomodar já que o espaço que ocupam ser insignificante.