Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Motores

À noite: mais segurança ao volante

Publicado em 24-09-2019 por Cofina Conteúdos

Com o final do verão, chegam também os dias mais curtos e maiores probabilidades de se ter de conduzir à noite. Relembre alguns dos cuidados a ter.

Reduza a velocidade

A visibilidade nas estradas à noite, mesmo nas iluminadas, é sempre algo limitada, dificultando a identificação de obstáculos que possam cruzar-se no caminho. Tendo em conta que após um dia de trabalho o cansaço tende a acumular-se e o nosso tempo de reação também é menor, conduzir a uma menor velocidade garante-lhe maior segurança.

Faróis

Habitue-se a inspecionar regularmente os faróis, para se certificar de que todos estão a funcionar. Substitua de imediato qualquer lâmpada que esteja fundida – frequentemente é possível fazê-lo sem se deslocar a uma oficina. Consulte o manual de instruções e mantenha sempre um kit de lâmpadas no veículo.

Acautele imprevistos

Em estradas com pouca iluminação, mantenha-se atento a eventuais obstáculos, como peões, ciclistas e animais, frequentemente na origem de acidentes.
A probabilidade de se cruzar com condutores alcoolizados aumenta igualmente à noite – manter uma distância de condução segura dos condutores à sua frente e vigiar regularmente os que seguem atrás de si é um cuidado que não deve esquecer.

Vidros imaculados

Vidros sujos e/ou embaciados comprometem a visibilidade e, consequentemente, a segurança na estrada, podendo inclusive revelar-se fatais. Limpar regularmente os vidros é um cuidado que não se deve de forma alguma descurar. No inverno, para ajudar a prevenir que os vidros embaciem, utilize um produto antiembaciamento.

Vai conduzir? Não beba

É tão simples quanto isto. Maior tempo de reação, letargia, descoordenação, diminuição das capacidades e falta de reflexos são alguns dos efeitos do álcool no organismo, comprometendo a segurança da condução. Se a isto aliarmos a falta de visibilidade característica da noite, é fácil perceber-se que o consumo de álcool pode transformar um condutor numa bomba-relógio. Como é difícil prever quando é que os efeitos do álcool se fazem sentir ou quando o mesmo é totalmente eliminado do organismo – o que tarda algumas horas após a sua ingestão –, a melhor opção é mesmo não beber.

Mude o ângulo do retrovisor

Uma forma simples e eficaz de reduzir o encadeamento noturno dos veículos a circular atrás de si é alterar o ângulo do retrovisor, inclinando-o ligeiramente.

Visão 20/20

A segurança atrás do volante depende muito da sua visão, sendo por isso altamente aconselhável proceder anualmente a exames de visão.