Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

À procura de casa? Saiba como encontrar a dos seus sonhos

Publicado em 10-05-2019 por Cofina Conteúdos

Se está a pensar trocar de casa ou fazer a sua primeira aquisição, eis algumas dicas que ajudarão no processo e que lhe permitem comprar aquela que sempre imaginou.

Prioridades precisam-se

Elaborar uma lista com as características prioritárias da casa que pretende é um bom ponto de partida para encontrar a casa que melhor responde às suas exigências e necessidades. Na altura da decisão, vai facilitar-lhe a vida dado identificar claramente todo aquilo de que não pretende abdicar. Localização, dimensão, apartamento ou moradia, proximidade de instituições de ensino, transportes ou local de trabalho, bem como a taxa de esforço financeiro exigida são alguns dos aspetos em que deve pensar antes de iniciar a busca.
No que se refere ao esforço financeiro, cujo total, contemplando todos os empréstimos/dívidas do agregado familiar, não deve exceder os 35% dos rendimentos mensais, deve pedir simulações a várias instituições bancárias para definir o teto máximo da aquisição.
A permanência na casa é outro ponto que deve merecer a sua atenção. Se é solteiro ou está numa reação a dois recente e não pensa aumentar a família para já, uma casa mais pequena, que possa vender posteriormente, pode ser o que precisa inicialmente. Se a família já cresceu tudo o que tinha a crescer e não pensa mudar de casa a curto e médio prazo, uma casa à medida das suas necessidades deve ser considerada. Se trabalha em casa, é de ponderar um espaço próprio para o efeito.

Pronta a habitar ou a precisar de remodelações?

Antes de começar a ver casas, deverá questionar-se sobre o que pretende, se uma casa pronta a habitar ou antes uma que possa “personalizar” ao seu gosto. Os programas televisivos de renovações de casa têm vindo a conquistar as audiências – inspiração não faltará certamente, mas se for esta a opção, há que considerar o custo extra das obras necessárias no custo total da casa/apartamento, bem como a duração das mesmas. Convém igualmente informar-se com a instituição financeira relativamente ao crédito para a renovação e eventuais condições para aprovação.

Uma questão de espaço(s)

A tipologia da casa merece igualmente alguma consideração, tendo em conta as áreas onde conta passar mais tempo. Cozinhar é algo de que verdadeiramente desfruta e a cozinha é um espaço que privilegia? Gosta de receber amigos e familiares, dando mais importância às áreas sociais do que às privadas? O quarto é mais do que uma simples divisão para dormir? Espaço de arrumação e/ou estacionamento é algo de que não abdica?…

Menos central?

A proximidade do local de trabalho, amigos e/ou família é regra geral um fator de peso, mas não descarte logo à partida outras possibilidades, com a contrapartida de poder comprar mais por menos e muitas vezes também melhor qualidade de vida.
Faça uma prospeção de mercado – não faltam sites com oferta imobiliária em todo o país – e se descobrir alguma casa que se destaque, investigue: se calhar vale a pena o tempo extra no trânsito ou a distância do centro da cidade. Antes de se decidir, visite o local em alturas diferentes do dia, teste o trânsito em hora de ponta, confirme se a rede de transportes e espaços comerciais asseguram as suas necessidades, se a zona está cuidada, de que áreas de lazer dispõe, se “convida a sair de casa”, se há problemas de segurança ou outros com que se preocupe, se é uma área ruidosa (vizinhos, tráfego…), informe-se sobre o preço das casas vendidas recentemente, etc.

Futuro em perspetiva

Informar-se sobre os futuros desenvolvimentos urbanísticos na zona é outro dos cuidados que deve ter, não só para prever a valorização da mesma e a melhoria (ou não) da qualidade de vida, como evitar surpresas desagradáveis, como perder a vista ou sol devido à construção de um imóvel ao lado ou em frente.
Sem pressas Encontrar a casa dos seus sonhos sem comprometer o seu orçamento nem sempre é fácil e não raras vezes é um processo exaustivo, além de moroso. Não desista!