Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Casa

Alergénios domésticos, como eliminá-los

Publicado em 28-06-2017 por Cofina Conteúdos

Se tem tendência a espirrar quando tem por perto pó, pólen ou pelo de animais domésticos, é importante manter a sua casa o mais livre de alergénios possível. Saiba como fazê-lo especialmente no verão.

Tempo mais seco e janelas abertas para refrescar um pouco a casa são também sinónimo de mais pó acumulado em casa, por isso nesta época prepare-se para dar bastante uso ao pano do pó e/ou espanador. No caso do primeiro, prefira em microfibra ou use-o ligeiramente húmido para agarrar o pó e não o soltar novamente no ar; se optar pelo espanador, escolha os concebidos especificamente para atrair as poeiras. Passe-o regularmente pelas estantes, livros, estores e demais superfícies.

 

Feche as janelas

Não há como evitá-lo: janelas abertas deixam entrar não só a brisa, mas também pó e pólen. Mantê-las fechadas – ou pelo menos as persianas – é um hábito a adquirir se não quiser instalar um aparelho de ar condicionado.

 

“Destralhe”

Que é o mesmo que dizer “livre-se daquilo de que já não precisa ou usa”: as pilhas de revistas e/ou jornais na sala ou casa de banho, as peças de roupa acumuladas nos roupeiros e armários – se não as vestiu nos últimos dois anos, não deve vesti-las mais, por isso não adie mais e dê-as -, os brinquedos e livros infantis há muito postos de lado, etc.

 

Aspire

Invista num bom aspirador e pelo menos uma vez por semana aspire o chão, com especial atenção para os tapetes e alcatifa. Se tiver cortinados, uma passagem com o aspirador é também bem-vinda e não se esqueça dos sofás.

 

Tem cão ou gato?

Escová-lo é a palavra de ordem não só se alguém for sensível ao pelo, mas também para reduzir a quantidade de pelo espalhada pelo chão. Investir numa boa escova ou pente profissional para desembaraçar e usá-la uma vez por semana é suficiente para sentir diferença. Lavar regularmente mantas e cama é outro dos cuidados a não descurar. Mantenha também a comida em recipientes bem selados.

 

E flores, gostava de ter?

Plantas e alergias nem sempre são incompatíveis. Se gosta de flores mas não quer passar o dias a espirrar, experimente filodendros, areca, dracenas, bambu, gerberas ou lírios-da-paz são uma boa alternativa, com a vantagem adicional de ajudarem a purificar o ar.

 

Tapetes mágicos

Ter tapete em todos os acessos à casa ajuda a manter uma boa parte dos contaminantes exteriores fora de portas, o que inclui não só terra e pó como germes e outro tipo de sujidade. Se tiver um par de chinelos à porta para trocar e andar só por casa, melhor ainda.