Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Casa

Arca congeladora: como escolher a melhor para si

Publicado em 23-07-2018 por Cofina Conteúdos

Se está a ponderar adquirir uma arca congeladora, saiba que fatores deve ter em consideração para escolher a que melhor se adequa às suas necessidades

Ideais para quem necessita de mais espaço de congelação por ter uma família numerosa, para aproveitar as promoções, os alimentos de época mais em conta, para poder ter refeições pré-confecionadas sempre à mão ou simplesmente para não ter de ir muitas vezes às compras, as arcas congeladoras são frequentemente cobiçadas como complemento ao frigorífico, mesmo que este já inclua um congelador.

 

Máxima eficiência

Quanto menor a eficiência energética, maior será a sua fatura de eletricidade no final de cada mês, por isso optar por modelos entre A+++, preferencialmente, e B é um cuidado que deve ter, independentemente do eletrodoméstico que adquirir. Isto é especialmente verdade no caso de um que se destine a uma utilização diária ou regular.

Vertical ou horizontal?

Esta é uma questão que depende na maioria dos casos do espaço disponível para a colocar. As horizontais ocupam mais área de chão, mas costumam ter maior capacidade, habitualmente entre200 e 400 litros. As verticais, de encastrar ou não, não costumam ultrapassar os 200 litro. No que diz respeito ao conforto de utilização a decisão será entre baixar-se sempre que precisar de aceder às gavetas inferiores das verticais e dobrar-se para chegar ao fundo das horizontais. Estas últimas têm ainda outro ponto a seu favor além do maior volume: no caso de corte de eletricidade, tendem a aguentar mais tempo os alimentos congelados. No entanto, a área que exigem, faz co que não sejam uma opção para todas as cozinhas, a não ser que se tenha uma garagem, cave, etc.

Antes de pagar, certifique-se de que a arca escolhida cabe no espaço que lhe está reservado, considerando algum espaço livre à volta para circulação de ar.

Capacidade importa

Mesmo que a questão do espaço não se coloque, só valerá a pena optar por uma arca de grande capacidade como as horizontais se realmente se justificar. Se for para utilização de uma só pessoa, uma arca com um volume de 150 litros deverá ser suficiente. Para duas ou três pessoas a escolha mais acertada será em princípio de 150 a 250 litros. Para uma família de quatro pessoas, o melhor é escolher uma com capacidade acima dos 250 litros. Para famílias numerosas, 400 litros é um bom ponto de partida.

Outras características importantes

Escolha uma arca No frost ou frost free, que previne a formação de gelo, reduzindo o consumo energético. Por outro lado, o Fast freeze ou congelação rápida, permite congelar grandes quantidades de alimentos rapidamente. Neste ponto, as opiniões dividem-se: há quem considere esta função importante apenas para quem congele quantidades substanciais de alimentos frescos. Se a arca for maioritariamente para armazenar alimentos adquiridos já congelados, poderá não se justificar.

Ter um alarme de porta aberta é outro ponto a favor que, embora não essencial, pode evitar surpresas desagradáveis. Alerta de elevação de temperatura é também boa ideia, caso haja alguma falha e a temperatura no interior da arca aumente, comprometendo a qualidade dos alimentos se não se der por isso atempadamente.