Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Motores

Autocaravanas: uma forma apaixonante de viajar

Publicado em 27-07-2017 por Cofina Conteúdos

Verdadeiras casas sobre rodas, algumas de fazer inveja a muitos apartamentos, se optar por uma versão luxuosa, são uma excelente alternativa para férias, permitindo-lhe parar onde e quando quiser, com total conforto

Sentir-se em casa… sobre rodas enquanto percorre longas distâncias – ou curtas, se falarmos de uma escapadela de três, quatro dias, por exemplo – a viajar por destinos há muito sonhados, sem constrangimentos de horários e uma liberdade quase total de movimento. Melhor ainda, sem ter de fazer e desfazer malas a cada paragem e podendo levar consigo não só a família e/ou amigos como o cão ou o gato de estimação. É este o grande apelo das autocaravanas, em crescente popularidade, que lhe permitem passar bons momentos e, provavelmente, gastando menos do que se alugasse uma casa ou ficasse num hotel, até porque pode cozinhar, reduzindo as despesas em restaurantes. Em Portugal, no resto da Europa ou em qualquer outro continente – basta alugar e fazer-se à estrada. Rotas e percursos não faltam, como o Gerês, Provença, em França, Norte de Espanha ou a famosa Route 66, nos EUA, por exemplo, porque não?
Para os que se iniciam nesta aventura, no entanto, há detalhes que não devem ser descurados.

Familiarizar-se com a autocaravana é essencial

Antes de dar início a esta aventura, é importante conhecer bem a autocaravana (que deve responder aos vários requisitos exigidos para uma boa viagem, nomeadamente espaço para passageiros e carga), qual a capacidade da bateria, capacidade do depósito de água e como enchê-lo, etc. Deve igualmente familiarizar-se com a legislação aplicada a este tipo de veículos. Convém ainda fazer um test drive, para uma melhor perceção de como se vira e estaciona, por exemplo.

Liberdade q.b.

Partir à aventura, sem destino definido, é indubitavelmente uma das grandes vantagens das autocaravanas, mas prevenir é sempre melhor do que remediar, por isso, não parta em viagem sem um plano predefinido, embora flexível. Além do orçamento disponível, deverá considerar um percurso, com rotas alternativas, e informar-se sobre os parques de campismo e áreas de estacionamento e/ou serviço para autocaravanas, que pode consultar no site EuroStops. Não se esqueça de produtos de higiene pessoal e limpeza, bem como produtos alimentares. Se levar algum animal de estimação, inclua ração e itens necessários – atenção ao comedouro e bebedouro, que podem resvalar e/ou entornar-se.

Áreas de serviço para autocaravanas

As áreas de serviço ou de estacionamento de autocaravanas possuem duas saídas de água, uma para abastecimento de água potável e outra para limpeza das grelhas de drenagem e limpeza das cassetes de WC químico, grelhas de drenagem para as águas do depósito do lava-loiças e duche (com produtos de limpeza e higiene), zona para despejo do WC químico e contentores para lixo.

Áreas de pernoita

Regra geral, possuem uma área de serviço, espaço plano para estacionamento, bem como instalações sanitárias com duche, zona de merendas e iluminação pública. Podem ter um número limite de noites permitidas e cobrar ou não a estadia e/ou serviços.