Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Lifestyle

Camada de ozono: ajude a protegê-la

Publicado em 17-09-2018 por Cofina Conteúdos

O Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono chegou e com ele veio também o alerta para a necessidade de todos juntos ajudarmos a proteger este escudo tão essencial para a vida no planeta, a nossa incluída

A camada de ozono, que funciona como escudo protetor da Terra por absorver uma parte significativa da radiação ultravioleta, nociva não só para seres humanos como também para todas as formas de vida, é extremamente frágil e tem vindo a diminuir nas últimas décadas. Preservá-la é essencial – a sua destruição acelera o aquecimento global, provoca o envelhecimento precoce e o cancro de pele, compromete o processo de fotossíntese nas plantas e o desenvolvimento de várias espécies, entre outras consequências igualmente nefastas para a sobrevivência no planeta –, cabendo-nos a todos travar este processo.

Este ano, o Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono, que se comemorou no passado 16 de setembro, apelou à continuação do trabalho de proteção da camada de ozono e do clima iniciado com o Protocolo de Montreal, de 1987, que viria a tornar-se, em 2009, o primeiro tratado relativo ao meio ambiente universalmente ratificado por 197 países.

Como pode contribuir

1. Limitar o uso do automóvel a gasolina ou gasóleo, especialmente quando utilizado para transporte de uma pessoa. Optar sempre que possível por transportes públicos, carpooling, adquirir um veículo elétrico, híbrido ou híbrido plug-in, trocar o carro por uma bicicleta, são alternativas a considerar.

2. Usar produtos de limpeza amigos do ambiente, que não contenham químicos tóxicos que afetem a camada de ozono.

3. Na hora de adquirir um aparelho de ar condicionado ou frigorífico, prefira os que não utilizam HCFC (hidroclorofluorocarbonetos) como refrigerante. Prefira igualmente os de maior eficiência energética. No caso do ar condicionado, certifique-se de que adquire o mais eficiente para a sua casa, tendo em conta o tamanho e a orientação das divisões onde será usado. Tente igualmente limitar o seu uso.

4. Mantenha o ar condicionado em casa ou no carro limpo para prevenir ou minimizar fugas.

5. Separe o lixo reciclável do orgânico e disponha-os nos contentores específicos para o efeito.