Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Motores

Carro: esquecimentos que lhe saem caros

Publicado em 06-11-2019 por Cofina Conteúdos

Descurar alguns cuidados básicos da manutenção do seu automóvel pode não só reduzir a sua vida útil como encarecer desnecessariamente a sua reparação.

Assegurar o bom funcionamento do seu carro, minimizando as avarias e as respetivas faturas, depende em parte de si e de alguns cuidados simples que evitarão dissabores na estrada.

Falta de óleo

Esquecer-se de verificar regularmente o nível do óleo – uma operação simples  de menos de um minuto  – compromete seriamente o motor, podendo implicar inclusive a sua total substituição. Uma fatura que decididamente não quererá que lhe seja apresentada.

Óleo a mais

Se níveis inferiores ao mínimo recomendado para o seu carro se traduzem em danos e reparações custosas, níveis superiores ao máximo recomendado também não dão grande saúde ao mesmo- Até porque óleo a mais está na origem de sobreaquecimentos excessivos e danos que, apesar de inferiores aos da substituição do motor, representam também um rombo significativo na carteira.

Falta de líquido refrigerante

Essencial para o motor, o líquido refrigerante ou anticongelante evita o sobreaquecimento das suas partes principais impedindo nalguns casos que se fundam ou provoquem uma explosão interna. Este líquido protege ainda o veículo das baixas temperaturas que se fazem sentir nas estações mais frias e previne as formações calcárias nos circuitos de refrigeração. Aproveite quando verifica o óleo para ver o nível do líquido refrigerante e adicione-o sempre que necessário. Se o líquido apresentar alterações significativas na cor e textura (mais acastanhado e espesso, por exemplo), deverá substituí-lo.

Pôr gasolina num automóvel a diesel ou vice-versa

Esta distração que não é tão improvável quanto normalmente se crê é sinónimo de alguns dissabores, perda de tempo e custos acrescidos. Se algum dia lhe acontecer, deixe o carro como está e chame um reboque para o levar até à oficina/estação de serviço mais próximo para que possam esvaziar e limpar o depósito. Não o fazer e arrancar com o carro tem repercussões graves nos pistões, bielas, injetores, bombas de injeção, etc.

Revisão e substituição tardias da correia de distribuição

Não respeitar os prazos do fabricante para a primeira revisão da correia de distribuição, um dos componentes mais importantes dos automóveis, e para a sua substituição é uma distração que não lhe vai sair nada barata, já que os danos provocados no motor podem ser irreversíveis.