Notas em Dia
Casa mais quente de forma mais eficienteCasa mais quente de forma mais eficiente

Casa mais quente de forma mais eficiente

Casa mais quente de forma mais eficiente

Temperaturas baixas e dias mais curtos e escuros convidam a passar mais tempo no conforto de casa, que se quer quente e acolhedora. Saiba como proteger a sua casa do frio eficientemente, sem estoirar o orçamento.

Manter uma temperatura acolhedora em casa nas épocas mais frias é fácil; não faltam soluções à sua disposição nas várias superfícies comerciais espalhadas por todo o país ou online. Não ver a fatura da eletricidade a escalar exponencialmente é que já é mais difícil e isto é o que acontece quando i) se mantêm pontos de entrada de frio ou correntes de ar em casa e ii) quando as soluções de aquecimento escolhidas não são as ideais para as suas necessidades. Mas vamos por partes.

Isolar precisa-se

Conseguir uma temperatura mais agradável em casa quando as temperaturas fora de porta descem passa antes de mais pela prevenção. Proteger a casa do frio sem recurso a aquecedores é possível aplicando fitas de calafetagem nas portas e janelas e instalando barras ou rolos para portas, uma solução conjunta económica e, acima de tudo, eficaz. Tal como janelas de vidro duplo, especialmente porque a sua ação não se limita à época fria, servindo de barreira também à entrada do calor excessivo que tende a fazer-se sentir no verão, bem como de ruído, se viver numa zona de muito movimento.
Habituar-se a manter os cortinados fechados, exceção feita às áreas onde o sol possa incidir, e baixar os estores quando começar a escurecer são outros dos cuidados que deve ter para vencer o frio.

Práticos e portáteis

De preço acessível, os termoventiladores e os convetores estão entre as soluções mais populares para aquecer a casa e em espaços pequenos, o seu efeito é bastante rápido. Infelizmente, fazem disparar – e não é pouco – a fatura de eletricidade se mantidos a trabalhar por largas horas, dias a fio. O mesmo acontece com os radiadores a óleo. Por isso, apesar do preço convidativo, lembre-se de que neste caso o barato pode sair-lhe caro ao final do mês e, bem feitas as contas, se calhar compensa optar por outra solução inicialmente um pouco mais dispendiosa, mas mais eficiente e mais económica a médio e longo prazo.
Se procurar um equipamento portátil, os mais eficientes são os aquecedores a gás. Têm a desvantagem de requerer a aquisição da botija, mas em termos de economia e conforto proporcionado, compensam.

Máximo conforto

Concebido para proporcionar a temperatura escolhida – calor ou frio – em pouco tempo e simultaneamente desumidificar ou mesmo purificar o ar, uma mais-valia para as pessoas que sofrem de alergias respiratórias, o ar condicionado é uma solução a ponderar. Informe-se sobre as diferentes opções para as suas necessidades. Se o problema for exclusivamente o frio, tem como alternativa os emissores termoelétricos, fixos, programáveis, que distribuem o calor por irradiação e mantêm a temperatura quente durante algum tempo depois de desligados.

Rusticidade tão acolhedora

Bastante fáceis de instalar, as salamandras são um investimento a ponderar como aquecimento principal: a seu favor têm o facto de aquecerem rapidamente as áreas onde são instaladas e o combustível, lenha ou pellets, ser mais barato do que a eletricidade e mais amigo do ambiente. Se tem lareira em casa, mesmo antiga, pode otimizá-la e estender a sua ação senão a toda a casa pelo menos a grande parte, bastando para isso instalar um recuperador de calor.

Dúvidas? Informe-se

Em caso de dúvida, não hesite em aconselhar-se com um especialista, nomeadamente um perito em certificação energética.