Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Casa mais sustentável, despesas reduzidas

Publicado em 07-07-2016 por Cofina Conteúdos

Reduzir as despesas com a sua casa tornando-a simultaneamente mais amiga do planeta requer apenas algumas alterações. Saiba como fazê-lo.

Independentemente de viver num apartamento, vivenda ou condomínio, tornar a sua casa mais sustentável, evitando comprometer os recursos naturais ou contribuir para danos ambientais, pode trazer-lhe ganhos significativos no que respeita à poupança. O melhor de tudo é que bastam poucas mudanças para sentir os efeitos quase imediatos; mesmo as situações que podem eventualmente exigir algum investimento inicial irão, a médio e longo prazo, compensar.

 

Sol porque te quero

Num país como o nosso, onde sol e dias luminosos não faltam, faz todo o sentido pensar em energia solar. E se é certo que inicialmente pode acarretar alguns custos, trata-se de um projeto que posteriormente irá reduzir os seus encargos domésticos. Para mais informação, consulte, por exemplo, os sites da EDP e da Duosolar Renováveis.

 

Mais eficiência sempre

Se ainda não o fez, aproveite agora para começar a trocar as lâmpadas convencionais que tem em casa por lâmpadas eficientes, que não só consomem até 75% menos de energia, mas duram até cerca de dez vezes mais do que as outras. Um alívio na conta de eletricidade, certo? Mais ainda se optar por eletrodomésticos de classe A, B ou A++ de eficiência energética sempre que precisar de adquirir novos equipamentos. Já agora, prefira sempre pilhas recarregáveis.

 

Mais do que um simples jardim

Independentemente do espaço disponível, é sempre possível plantar alguns dos alimentos que come; basta uma simples janela para plantar tomate, pimentos ou ervas aromáticas, por exemplo – apesar de aparentemente poder não representar muito num apartamento, pense nas vezes que já pegou no carro para ir comprar algo tão simples como coentros ou alface. Nos hortos e centros de jardinagem, encontra várias soluções para hortas verticais, que rentabilizam o espaço sem esquecer a estética. Se tiver uma vivenda, aproveite! Reserve alguns metros quadrados e plante o que mais gosta ou consome.

 

Um bem precioso

Não há como evitá-lo: preservar água é essencial. Um dos passos mais simples para o fazer é instalar torneiras de regulação do fluxo de água ou em alternativa instale redutores de caudal. Significativa é também a poupança que faz se colocar no autoclismo uma garrafa de plástico para diminuir o volume de cada descarga. Para poupar ainda mais, siga as recomendações do Portal do Ambiente e do Cidadão.

Regar plantas e/ou relva, lavar o terraço ou os acessos à casa ou condomínio, por exemplo, pode tornar-se também bastante mais económico se instalar um coletor de água da chuva para uso posterior. Pode adquirir um ou, se tiver jeito e disponibilidade, fazê-lo em casa com materiais fáceis de encontrar. Nos sites WikiHow ou YouTube, encontra instruções fáceis de seguir.

“Grão a grão”

Reutilizar e reciclar, evitar o desperdício e preferencialmente comprar local ou nacional (o que reduz significativamente a poluição com transporte e a sua pegada energética) são outros hábitos a adotar. Todos os gestos ajudam!