Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Comece já a preparar-se para o arranque do novo ano letivo

Publicado em 02-09-2019 por Cofina Conteúdos

Já em contagem decrescente para o início do novo ano letivo 2019/20, é tempo de começar a preparar-se a si e aos seus filhos para o regresso às aulas. Saiba o que pode adiantar.

O verão é tipicamente a época do ano em que os “pulos” de crescimento nos mais novos se fazem sentir e que a roupa deixa de servir. Esta será por isso a melhor altura para passar em revista toda a roupa e calçado dos seus filhos, aproveitar o que pode passar para os irmãos, primos ou amigos, doar o que sobrar e que estiver em bom estado e deitar fora o que já não esteja em condições. Aproveite e faça o mesmo com os brinquedos. Elabore uma lista de tudo o que precisa e aproveite as promoções.

De boa saúde

Antes de as aulas começarem, é conveniente levar o(s) seu(s) filho(s) ao pediatra/médico de família para confirmar que está tudo bem e avaliar a sua visão. Lembre-se de que os problemas de visão podem comprometer a aprendizagem e o sucesso escolar.

Gestão de tempo

Setembro é o mês em que arrancam também as atividades extracurriculares. Confirme as inscrições e os horários e avalie a melhor forma de conciliar horários e deslocações. Se lhe for difícil compatibilizar os horários de toda a família, lembre-se de que há outros pais na mesma situação que poderão estar disponíveis para partilharem as boleias. Outra hipótese é considerar a contratação de empresas de transporte de crianças específicas para o efeito. 

Aproveite para elaborar os horários do(s) seu(s) filho(s), com aulas, atividades extracurriculares e voluntariado, se aplicável, imprima-os e afixe-os em local visível para toda a família. Inclua também os contactos relevantes (escola, diretor de turma, treinador, professor de música, instituto de línguas, etc.).

Manuais e material escolar

Mesmo tendo encomendado os manuais, evite deixar a sua recolha para última hora, até para se certificar de que está tudo em ordem e ter tempo para eventuais trocas que sejam necessárias. Quanto ao material escolar, reúna todo o que tem em casa, descarte o que não está em condições de ser usado e, após comparar com a lista de material exigido pelo estabelecimento de ensino, compre apenas o que faltar.

Leia também Poupar no material escolar

Área de estudo

Organização é um dos requisitos para a hora de estudo e sucesso escolar. Defina uma área específica para o efeito, que pode ser no quarto de cada um, na marquise ou até numa zona da cozinha, por exemplo. Certifique-se de que tem boa iluminação, espaço suficiente e o material básico para trabalharem. Convém ainda que não seja um local de passagem ou afetado por ruído.

Leia também Ano escolar em grande: dicas para os pais

De volta à rotina

Férias são sinónimo de maior liberdade de horários, de maior flexibilidade à hora de deitar e também de acordar, que precisam de começar a ser ajustados para a adaptação à rotina escolar ser mais fácil. Recorde-se que o número de horas de sono recomendadas para as crianças dos 6 aos 12 anos é de 9-12 horas de sono noturno. No caso dos adolescentes, este número passa para as 8,5-10 horas por noite.