Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Motores

Como poupar dinheiro ao comprar carro novo

Publicado em 11-07-2016 por Cofina Conteúdos

É sempre possível economizar algumas poupanças aquando da aquisição de um automóvel, mesmo que seja novo. Saiba o que pode fazer.

Após a decisão de comprar carro novo, uma das primeiras a fazer é decidir quanto pode, de facto, gastar com o mesmo. Encontra facilmente online sites com simuladores, como o da CETELEM, onde pode procurar a melhor solução para o seu orçamento. Convém não se esquecer que os prazos alongados de financiamento representam mensalidades menores, mas a longo prazo os custos são também maiores. Neste caso, a palavra de ordem é mesmo fazer bem todas as contas.

Com estes valores em mente, é chegada a hora de se decidir pela marca e modelo que melhor se adeque às suas necessidades, tendo em conta o uso que lhe vai dar habitualmente e o tamanho da família a que se destina e se pensa aumentá-la acurto prazo, por exemplo. Potência, consumo, comportamento em estrada e na cidade, bem como extras são também aspetos a considerar. Já agora, aproveite e pesquise também as várias campanhas oferecidas pelas marcas e stands de venda, não se esquecendo de tomar notas para as comparar posteriormente.

Despesas com imposto de circulação única e seguro também pesam no orçamento familiar, por isso não se esqueça de as incluir no processo.

 

A melhor altura

Decidido o carro, tem ainda várias hipóteses ao seu alcance de o conseguir por um preço mais acessível. Segundo um artigo publicado na revista Forbes, a altura mais vantajosa para comprar carro é o final de mês, período em que a oportunidade de os vendedores atingirem (e/ou ultrapassarem) os objetivos começa a esgotar-se rapidamente, o que pode implicar perda de bónus e comissões. Por este motivo, poderá ter um maior poder de negociação.

 

Grão a grão

Ao contrário da indústria da moda, os automóveis não costumam entrar em saldos, mas se optar por um modelo do ano anterior em vez da edição acabada de lançar, conseguirá decerto poupar algum dinheiro. Jogar com a cor poderá também trazer-lhe alguns benefícios adicionais, sobretudo se optar por cores mais garridas e evitar o preto, branco e prateado, as cores mais vendidas a nível mundial.

Lembre-se que a precipitação não é uma boa aliada, a não ser que surja uma campanha absolutamente fantástica (o melhor, no entanto, é não contar muito com isso), por isso quanto mais tiver a oportunidade de se envolver e negociar o preço ou outros benefícios, melhor.

Prefira também aguardar até concluir as negociações e ter o valor do carro a adquirir para oferecer o seu usado, caso o tenha, para incluir a venda do seu no processo – confirme também se não preferível vender o seu usado separadamente, saldando naturalmente as dívidas contraídas com o mesmo se for esse o caso. É provável que venha a ter mais vantagens desta forma.

 

Extras ma non troppo

Ar condicionado é bastante agradável, especialmente nos meses mais quentes (o seu uso implica um maior consumo, logo mais despesas também), mas será que precisa mesmo de teto de abrir, pintura metalizada, faróis xpto, chave inteligente, entre muitos outros? Por mais atraentes que se revelem, convém não esquecer que representam custos adicionais, por isso reflita antes de se entusiasmar.