Notas em Dia
Como reduzir os gastos com combustívelComo reduzir os gastos com combustível

Como reduzir os gastos com combustível

Como reduzir os gastos com combustível

Escolher os postos de abastecimento mais baratos e aderir aos vários cartões de desconto disponíveis é o caminho certo para poupar em combustível, mas não o único. Veja como pode rentabilizar ainda mais as suas viagens de carro.

Reduzir custos com combustível passa antes de mais por escolher as estações de serviço com os preços mais baixos, que pode consultar na Direcção-Geral de Energia e Geologia, Mais Gasolina ou KuantoKusta, por exemplo. Pode ainda descarregar apps, como a Mais Gasolina Mobile, VivaGas ou Gasol by AutoHoje, disponíveis para Android e iOS. Convém, no entanto, evitar deixar o depósito na reserva, pois poderá ver as suas opções reduzidas.

Quando abastecer prefira as versões não premium, a não ser que o seu carro o exija. Em termos de performance, não há diferenças, o que já não se pode dizer do preço.

Nos meses mais quentes, abasteça preferencialmente no início da manhã ou à noite, altura em que a temperatura é mais baixa e o combustível tem maior densidade.

 

Na hora de conduzir

Há um maior dispêndio de combustível nos primeiros quilómetros sempre que o motor está frio, por isso tente concentrar ao máximo as suas deslocações, deixando as compras, idas à lavandaria e outros afazeres para a mesma altura do dia. Se for perto e não implicar carregar pesos, pondere ir algumas vezes a pé – a sua saúde agradece e a carteira também.

Sempre que possível evite pegar no carro nas horas de ponta; se for de todo impossível e o fizer diariamente, talvez seja de ponderar adquirir um híbrido quando trocar de carro. Outra hipótese é conjugar o carro com transportes públicos (levar o carro até uma estação de comboio, se for perto, e usar depois transportes públicos) – é uma questão de fazer contas ao combustível, parquímetros, tempo total de viagens e assinatura/passe.

Em viagens por autoestrada, opte por velocidade cruzeiro, se possível. Quanto mais suave for a condução, menor é o gasto de gasolina ou gasóleo.

 

Cuidados rotineiros

Verificar a pressão dos pneus e mudar filtros regularmente, bem como escolher o óleo mais indicado para o seu carro é outra das preocupações que deve ter – quanto mais eficientemente o seu automóvel trabalhar, menos combustível despenderá.

 

Cuidados extras

Ar condicionado ou janela aberta? O ar condicionado tende a gastar bastante combustível, especialmente em velocidades baixas, por isso, quando circular em cidade, prefira a janela aberta. Em autoestrada, mantenha janelas e tetos de abrir fechados. Neste caso, dada a velocidade mais alta e por uma questão de aerodinâmica, é preferível o ar condicionado.

Para poupar ainda mais, mantenha a carga reduzia ao mínimo, barras e bagageiras de tejadilho incluídas, sempre que não forem necessárias.