Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Motores

Como tornar o seu carro mais fresco este verão

Publicado em 28-07-2017 por Cofina Conteúdos

Típicas de verão, as temperaturas altas podem tornar as viagens de carro uma verdadeira tortura, especialmente se o carro não estiver equipado com ar condicionado. Saiba como viajar mais confortavelmente

Um lugar à sombra

Independentemente de ter ar condicionado ou não, procure sempre estacionar o automóvel num local protegido pela sombra, especialmente nas últimas horas antes de precisar dele. Tente, pelo menos, evitar que fique sempre voltado para o sol. Se possível, deixe uma ou duas janelas ligeiramente abertas para permitir a libertação do ar quente que se acumula no interior do veículo.

Jogue com a ventilação

Quando entrar no carro, abra as janelas e use as saídas de ventilação inferiores, fechando as superiores, para escoar o ar quente pelas janelas. Pode então abrir as saídas de ar superiores e manter a ventilação ligada para refrescar o carro enquanto conduz.

Com ar condicionado

Quando entrar num carro quente, não ligue o ar condicionado imediatamente em modo recirculação, mas antes para entrada de ar fresco. O modo recirculação é mais eficiente depois de o veículo atingir a temperatura desejada.

Banco mais fresco

Para uma maior sensação de frescura, adquira uma capa para o banco especialmente concebida para esse efeito como as que pode encontrar aqui, por exemplo.

Molhe um pano

… ou dois e prenda-o na grelha das saídas de ar centrais e substitua quando secar. Ter uma garrafa de água à mão dá jeito, mas atenção para não se distrair durante a condução. Sempre que possível, peça ao passageiro para se encarregar desta tarefa.

Gelo, porque não?

Uma caixa com gelo sob a saída de ar para os pés do passageiro é também uma boa forma de arrefecer um pouco o interior do carro. Experimente.

Bons aliados

Não saia do automóvel sem deixar colocado um para-sol, de preferência refletor, que protege não só do calor, mas também dos danos provocados no tablier e estofos pelos raios UV. Para maximizar o efeito, pode optar igualmente por cortinas laterais e/ou para o vidro traseiro; atualmente encontra-as em vários materiais e feitas à medida para proteção total. Em alternativa, pode aplicar filme solar.

Atenção

Num dia de calor, os carros rapidamente se tornam “estufas”, podendo o seu interior atingir temperaturas 10 °C superiores às verificadas no exterior. Nunca deixe crianças ou animais fechados num carro, mesmo que seja por pouco tempo.