Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Gadgets

Compras com smartphone mais seguras

Publicado em 23-12-2019 por Cofina Conteúdos

Com Natal, saldos e a passagem de ano, multiplicam-se as compras e as reservas de programas de última hora, simplificadas ao máximo via smartphone. Saiba como comprar melhor

Uns simples cliques e já está! Compras feitas em segundos no shopping, em busca do artigo cujo stock se esgotou na loja física mas online ainda está disponível, enquanto se espera por um amigo, pelo autocarro ou no meio do trânsito em hora de ponta, um processo que os smartphones tornaram superfácil.

Se é o seu caso, conheça alguns dos aspetos a ter em consideração, entre os quais se inclui a questão da segurança.

Cuidado com os gastos

A facilidade de acesso e de aquisição, já para não falar do sem-fim de artigos disponíveis, pode levar a gastos inesperados, superiores ao orçamento estipulado para esta época. Evite fazer compras sem uma lista feita previamente e mantenha-se fiel aos montantes definidos.

Atenção a possíveis tentativas de fraude

Se entre os consumidores, a possibilidade de aquisição via smartphone conquista cada vez mais adeptos, para os criminosos, trata-se de um novo vilão e são muitas as técnicas bem-sucedidas de fraude desenvolvidas especificamente para este meio. A criação de apps “falsas” concebidas para roubar dados ou instalar malware é uma das formas utilizadas. Antes de instalar qualquer aplicação, certifique-se de que a fonte é segura, caso, por exemplo, da App Store, Google Play ou da Galaxy Apps, se tiver um Samsung, e que está de facto perante a app oficial, especialmente as de lojas, e não uma criada para fins ilícitos.

Rede segura

Se pretende comprar online com o seu smartphone, faça-o através de uma rede segura: as públicas são facilmente acessíveis por hackers, que de uma forma simples se podem apropriar dos seus dados.

Menos informação

A versão dos sites para dispositivos móveis pode ter menos informação disponível ou de acesso menos imediato do que a versão para PC ou portátil. Em alguns casos, poderá ser mais fácil aceder a um destes últimos para se informar sobre condições de devolução e retorno, por exemplo, entre outras possíveis.