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Lifestyle

Conselhos para rentabilizar o seu tempo

Publicado em 12-06-2017 por Cofina Conteúdos

Conheça algumas das estratégias que lhe permitem parar (ou pelo menos reduzir um pouco) de perder tempo, rentabilizando o máximo possível o seu dia.

Para se organizar e otimizar o seu tempo, o ideal é começar por uma (ou mais, se preferir, por exemplo, separar a área profissional da familiar e ou pessoal) lista, com tudo aquilo que precisa de fazer.

 

Começar cedo

Levantar-se às primeiras horas da manhã ´outro dos hábitos a adquirir, quando o objetivo é ganhar tempo ou começar a dedicar-se finalmente à prática de atividade física, essencial para o seu bem-estar físico e equilíbrio psicológico, já para não falar do aumento da produtividade e criatividade que promove – 30 minutos por dia, cinco vezes por semana é o suficiente para retirar proveitos para a saúde.

As primeiras horas do dia tendem igualmente a ser um período mais calmo, o que lhe permite concentrar-se nalgumas das suas prioridades.

 

Delegar

Nem sempre é fácil fazê-lo, mas delegar permite-lhe poupar horas “preciosas” todos os dias e semanas, por isso se tiver esta hipótese, arrisque. Vai ver que não se arrepende. E com os incentivos certos, poderá contar com maior motivação à sua volta.

 

Evite o multi-tasking

Fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo e fazê-las bem não é fácil. Já concentrar-se numa tarefa de cada vez, permite completá-la mais rápida e eficientemente para passar depois à seguinte.

 

Interrupções, um “mal” necessário

Não há como evitá-las: ao longo do dia, as interrupções sucedem-se e podem comprometer o progresso no trabalho. A melhor forma de impedir isto é desligar as notificações, especialmente as de rede sociais ou mesmo os pop-ups a notificar mails. Quanto menos distrações, mais fácil é completar as tarefas que tem na sua lista diária. Quando terminar ou de hora a hora, por exemplo, faça uma pequena pausa para ver e responder a mails, depois retome o trabalho. Deve também reservar uma hora para discutir aspetos do seu trabalho com o seu superior ou colegas, evitando assim que estejam constantemente a dirigirem-se a si, passar em revista mails que não sejam prioritários, etc. Se possível, silencie também o telemóvel.

 

Diga não

Aprender a dizer que não em relação a tarefas que não são da sua responsabilidade é algo que deve começar a fazer sob pena de ver a sua produtividade comprometida. Nada impede, no entanto, que no final do dia, se tiver cumprido os seus objetivos, não dê uma ajuda, se ainda necessária.