Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Cuidados que deve ter no verão com a bateria do carro

Publicado em 09-07-2019 por Cofina Conteúdos

É ao inverno e aos dias gélidos que associamos os problemas com a bateria do carro, mas as temperaturas elevadas típicas do verão também comprometem e bastante o seu rendimento e vida útil. Saiba como protegê-la.

Elemento nevrálgico para o funcionamento do seu automóvel, a bateria é afetada pelas variações térmicas que se fazem sentir ao longo do ano. E o verão, quando o mercúrio dispara nos termómetros, não é exceção. O calor excessivo que se faz sentir nesta estação, sobretudo quando se é afetado por ondas de calor, pode comprometer não só o rendimento da bateria como encurtar o seu tempo de vida útil. Isto acontece porque o calor extremo – tal como a baixa acentuada das temperaturas no inverno – aceleram o desgaste dos seus componentes.

Inspecione-a regularmente

Periodicamente dê uma vista de olhos à bateria. Se detetar fugas, rachas ou deformações, talvez tenha chegado a altura de a trocar. Dirija-se a uma oficina para verificação, até porqueo calor que se faz sentir no verão leva ao aumento da temperatura também no motor, o que pode dar origem a corrosão. Sempre que houver sinais de corrosão, limpe com uma escova ou esfregão.  

Sujidade não

Poeiras, detritos e gordura tendem a acumular-se nas baterias e enfraquecer o seu rendimento. Convém, por isso, proceder de vez em quando à sua limpeza.

Nas mãos do especialista

Antes de o calor se instalar – e o frio extremo também – convém levar o carro ao mecânico para verificação do estado da bateria e sistema elétrico. Mais vale prevenir…
Convém igualmente começar a pensar em trocar de bateria a partir dos quatro anos, aproximadamente.

Carro parado?

Se vai de férias para fora ou pretende recorrer aos transportes públicos nos próximos tempos, desligue a bateria, desconectando os cabos. Sobretudo se não pensar usar o automóvel durante duas ou mais semanas.

Água destilada

Com o aumento da temperatura, aumenta também a evaporação da água nos depósitos das baterias não seladas, o que exige a sua reposição com água destilada. Se a sua se incluir neste lote, verifique-a regularmente e encha-a sempre que necessário.

Prolongar a vida da bateria com calor elevado

Certifique-se que apaga as luzes do interior e exterior e deixa as portas fechadas após estacionar.
Evite usar o autorrádio com o motor desligado.
Sempre que possível evite viagens muito curtas que não dão tempo suficiente à bateria para recarregar, enfraquecendo-a mais rapidamente.
Procure deixar o carro em garagens ou à sombra, especialmente durante o dia.


Palavras-chave: