Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Motores

Dê mais vida à bateria do seu automóvel

Publicado em 01-08-2017 por Cofina Conteúdos

Prolongar o tempo de vida útil da bateria do seu carro depende parcialmente de si, do tipo de condução que faz e de alguns cuidados básicos

Antes de mais, ponha o carro a trabalhar

Abrir as janelas automáticas, pôr o rádio a tocar, acender os faróis ou pôr a ventilação a trabalhar é algo que não deve nunca fazer antes de pôr o carro a funcionar se o objetivo é trocar de bateria o mínimo possível.

Previna a corrosão

Habitue-se a inspecionar regularmente os terminais da bateria e mantenha-os limpos para reduzir ao máximo a corrosão. Uma vez por mês deve ser suficiente. Aproveite e verifique também se se encontram bem apertados.

Minimize a trepidação

Verificar periodicamente se a sua bateria está bem fixa é outro dos hábitos a adotar. Quanto maior for a vibração a que a bateria está sujeita, maiores são os riscos de danos – na bateria e no carro –, bem como de curto-circuito.

Carro parado, desligue o cabo

Se for de férias ou por qualquer outra razão deixar o carro parado mais do que uma semana aproximadamente – e se o carro não tiver computador de bordo ou sistema áudio com código –, desligue/solte o cabo negativo da bateria. Ideal é ter também no carro um bom carregador para a bateria para estas situações ou se não conduzir frequentemente.

Água necessária?

Se a sua bateria requerer manutenção, verifique o nível de água da bateria e, se necessário – o que pode nunca acontecer –, reponha, mas use única e exclusivamente água destilada.

Isolar se necessário

No caso de alteração extrema de temperatura, poderá ser necessário proceder ao seu isolamento através de kits específicos para o efeito. Informe-se em caso de dúvida, antes de ir para a neve, por exemplo.

Não pega? Insista, mas só q.b.

Se o seu carro se recusa a pegar à primeira – ou à segunda –, não insista incessantemente. Tente uns segundos e depois espere um pouco até fazer nova tentativa.
O facto de o carro não pegar pela manhã nem sempre se deve à bateria; por vezes, pode ser o alternador ou outro componente – antes de trocar a bateria certifique-se com o seu mecânico de que o sistema elétrico se encontra em boas condições.