Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

Decorar a casa para o Natal sem gastar muito dinheiro

Publicado em 28-11-2018 por Cofina Conteúdos

Dezembro está a chegar e com ele a contagem decrescente para o Natal. Decorar a casa para o receber torna-se para muitos de nós uma prioridade. Deixamos-lhe por isso algumas ideias simples para o fazer sem arruinar o orçamento para este mês.

Transformar a sua casa para bem receber (n)o Natal é uma das atividades na lista de afazeres nesta quadra. Da árvore de Natal às velas e demais decorações natalícias, são muitas as possibilidades para dar às nossas casas um visual renovado, em sintonia com o espírito que se vive nesta época. Ficam algumas sugestões para transformar a sua casa num espaço acolhedor sem se arruinar pelo caminho.

Branco e vermelho, sempre uma boa opção

Artigos decorativos nas cores vermelha e branca, juntamente com materiais naturais como pinhas e ramos – ideais também para fazer uma árvore de Natal suspensa se não tiver muito espaço. Basta arranjar 5-7 ramos de dimensões diferentes e uni-los a começar do mais pequeno para o maior com corda. É sempre uma boa aposta, especialmente porque são estes os tons que mais associamos ao Natal.

Não quer branco e vermelho? A mesma fórmula – uma paleta neutra (prateado/cinzento, dourado ou bege, por exemplo) com apontamentos de cor – resulta com outras tonalidades.

Iguarias decorativas

Corta-bolachas, farinha, manteiga, açúcar, ovos, gengibre e outras especiarias é tudo o que precisa para criar ornamentos não só para a árvore de Natal como para as portas e paredes, entre outras possibilidades. Antes de colocar no forno, só tem de fazer um furinho na massa – com uma palhinha, por exemplo. Depois é só prender com uma fita. Os miúdos adoram ajudar, sobretudo se as pintar, e todos se deliciam a comer – por falar nisso, é melhor fazer sempre uma dose extra para substituir eventuais falhas.

Reutilize

Reaproveitar antigas decorações natalícias esquecidas numa caixa, dando-lhes nova cara com um spray de tinta – faz-se em poucos minutos –, é outra possibilidade. Camisolas podem transformar-se em almofadas, os cachecóis podem dar nova vida a uma mesa, mesmo a de jantar, ou transformar-se em originais coroas decorativas – ideias não faltam na net para se inspirar. Aproveite e surpreenda(-se)!

Se gosta de ler, tem de certeza algo que pode espalhar estrategicamente pela casa em grupos de dois ou três para acrescentar apontamentos de cor; como já deve ter calculado, falamos de livros. Retire os de capa vermelha das estantes e utilize-os. Por cima, pode colocar velas, pinhas, bolas de Natal, etc.

É só imprimir

Seria impossível falar em net sem falar do Pinterest, um verdadeiro manancial de ideias criativas para praticamente tudo e o Natal não é exceção. Mesmo para quem não é dotado para trabalhos manuais, se é nisso que está a pensar. Tudo o que precisa é de uma impressora, já que não faltam decorações gratuitas para animar a sua casa. Pode aventurar-se igualmente pelo The Spruce Crafts, no qual encontrará garantidamente, entre cartões de Natal, etiquetas e artigos decorativos, algo para aproveitar. Há também jogos e folhas para colorir para os mais novos.

Origami

Uma forma de se entreter ou manter os elementos mais novos entretidos com resultados absolutamente surpreendentes é munir-se de folhas de papel colorido – jornais já lidos também servem – e dedicar alguns minutos ou horas a criar decorações de Natal feitas em origami, uma forma divertida de criar figuras originais e baratas.