Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Dividir contas de forma simples

Publicado em 20-05-2019 por Cofina Conteúdos

Dividir a conta num restaurante, a prenda para amigos em comum ou com a(s) pessoa(s) com quem divide a casa nem sempre é fácil, mas estas aplicações dão uma boa ajuda.

Contas pequenas, como a de um restaurante ou bar ou prenda para um amigo ou familiar, ou mesmo as grandes como a renda e as despesas da casa ou escritório, se forem partilhadas são agora muito mais fáceis de fazer, cortesia das várias aplicações desenvolvidas especificamente para este objetivo. Através do seu smartphone, deixará de se preocupar com quem deve a quem e mesmo os pagamentos (ou cobranças) até agora mais problemáticos deixarão de constituir um problema.

Splitwise

Considerada uma das melhores apps na hora de dividir a conta e/ou partilhar despesas rotineiras, até por ser bastante intuitiva – e gratuita -, a Splitwise mantém o registo de tudo o que se deve e é devido a quem, da conta de supermercado às bebidas da última saída ou mesmo férias em conjunto. Na hora de saldar as dívidas, basta ter conta no PayPal e o pagamento é automático. Pode-se criar grupos (amigos, familiares, colegas) para dividir o que cada um deve, ficando tudo organizado numa área visível para todos os elementos de cada grupo, ajustando as quantias sempre que há dados novos (outra pessoa a pagar a conta toda, empréstimos, etc.).

Settle up

Similar à Splitwise, esta aplicação contempla diversos cenários para responder facilmente às suas necessidades, dependendo se é uma ou mais pessoas a pagar. Permite ainda definir se a conta é dividida “irmãmente” por todos ou alocar uma quantia individual a cada pessoa. As despesas/dívidas podem ser partilhadas através de várias redes sociais e email, ficando ainda armazenadas num espaço acessível a todos, sincronizado automaticamente.

No caso de viagens ao estrangeiro, esta aplicação pode adicionar a taxa de câmbio diária às transações.

Splid

Para viagens em grupo, a Splid é recomendada como uma das aplicações a “levar na bagagem”, apesar de poder ser usada no dia a dia. A vantagem para viagens é que além de somar as várias despesas e depois dividi-las por todos, permite escolher entre mais de 150 moedas e, sempre que necessário, pode criar um relatório das despesas em PDF ou Excel para impressão. Trabalha ainda offline.

MB Way

Não faz cálculos mas na hora de acertar as contas, o MB Way é prático e eficaz. Depois de instalado e ativado, o MB Way permite fazer “transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC”. Apesar de alguns bancos cobrarem taxas, estas compensam frequentemente a “logística” alternativa, além de que é imediato. Numa situação de emergência como assalto, perda de carteira ou saldo inferior ao desejado (frequente em quem vive de mesada), é possível levantar dinheiro duma caixa multibanco sem cartão (através de um código) imediatamente e a qualquer hora após alguém, como um dos progenitores ou outro familiar e amigos, fazer a transferência.