Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Motores

Em abril, saiba como proteger o seu carro contra águas mil

Publicado em 16-04-2019 por Cofina Conteúdos

Abril, águas mil, diz-se. E mesmo que este ano o tempo pareça não fazer justiça ao ditado, as previsões apontam ainda para aguaceiros e mesmo granizo. Proteger o seu carro destes elementos ajuda-o a preservá-lo em bom estado por mais tempo.

Embora este ano a chuva não se anuncie com a frequência e quantidade tão aguardadas, convém não descurar alguns cuidados com o seu carro e assim ajudar a proteger o seu automóvel do desgaste da pintura que os aguaceiros e o granizo provocam. Especialmente se reside em zonas de poluição atmosférica, que pode dar azo a queda de chuvas ácidas, que podem atacar a pintura e carroçaria.

Lavagens frequentes

Pode parecer um contrassenso, mas lavar regularmente o carro durante as épocas de chuva protege a pintura de resíduos e sujidade que nestes dias tendem a acumular-se no automóvel, vindos diretamente dos pisos molhados e/ou enlameados. Comece por passar bem com água para eliminar resíduos que possam riscar a pintura.

Proteção extra

Finalizar a lavagem com cera é outro cuidado que deve ter para criar uma barreira protetora entre a pintura e a água da chuva e evitar a formação de ferrugem ou corrosão provocada por contaminantes que a mesma possa trazer. 

Bem abrigado

Manter o automóvel abrigado na garagem ou num parque de estacionamento é, naturalmente, a solução ideal para preservar a pintura, danificada não só por chuva, como por dejetos de pássaros, temperaturas extremas, maresia, etc. Na sua impossibilidade, procure estacionar num local o mais protegido possível. Mas atenção: no caso de chuva torrencial e ventos forte, evite deixar o carro debaixo de árvores ou próximo destas, dada a possibilidade de queda de ramos, que podem riscar a pintura ou dependendo das dimensões, provocar danos mais graves.

Capa de proteção

Se não tem hipótese de manter o seu automóvel em espaços interiores ou sob um telheiro, por exemplo, investir numa capa de proteção é uma solução a ponderar. Atenção, no entanto, na hora de escolher: opte por uma que além de impermeável seja respirável, ou seja, ofereça uma boa ventilação, permitindo que a humidade sob a mesma possa sair. Limpe-a com alguma regularidade.

Atenção aos faróis

A chuva intensa pode infiltrar-se nas rachas dos faróis e danificar as lâmpadas e outras partes elétricas do automóvel, podendo igualmente acumular-se no interior do carro. Substitua-os sempre que estiverem rachados ou partidos.

Bem vedado

Verificar as borrachas das portas do carro e substituí-las caso não vedem bem é outro dos cuidados a ter. Aproveite para limpar e lubrificar também as dobradiças das portas para protegê-las da exposição à água e consequente enferrujamento.