Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Gadgets

Em viagem: dispositivos eletrónicos mais seguros

Publicado em 27-02-2020 por Cofina Conteúdos

segurança-gadgets-viagem-passwords-Cetelem

Viajar com dispositivos eletrónicos acarreta normalmente riscos acrescidos. Se, de facto, não puder prescindir dos mesmos quando viaja, saiba que cuidados deve ter.

Antecipar riscos é a melhor forma de se proteger e os dispositivos eletrónicos não são exceção, bem pelo contrário. Antes de partir rumo a um novo destino, certifique-se de que tem o software atualizado, especialmente os antivírus. Limite ao máximo a quantidade de informação sensível que tiver nos mesmos. Faça uma cópia de segurança e, posteriormente, apague o que não for necessário durante a viagem. Como segurança extra, pode recorrer a uma das várias ferramentas de encriptação disponíveis, como a LastPass, VeraCrypt ou FileVault, por exemplo.

Uma simples pesquisa online permite-lhe ainda saber o nível de ameaça de cibercrime em todo o mundo.

Longe da vista…

A ocasião faz o ladrão, por isso não deixe nenhum dos seus dispositivos eletrónicos sozinhos, nem que seja por pouco tempo. Mais do que a perda material, há que ter em atenção toda a informação pessoal à qual é relativamente simples ter acesso.

SOS perdidos

Aplicações como a Find My iPhone, Absolute Lojack ou Lookout permitem localizar os dispositivos iOS ou Android em caso de perda, incluindo ainda funcionalidades que permitem trancá-los, limpar os dados, proteger contra malware, por exemplo, ou lançar um alerta sonoro, entre outras possibilidades.

Use uma VPN

Uma Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual permite-lhe estabelecer ligações seguras na Net e possibilitar-lhe, por exemplo, o acesso a sites com restrições geográficas. Trata-se de uma forma eficaz de proteger a sua ligação à Internet, sobretudo de olhos alheios, especialmente no caso das redes públicas.

Passwords sempre bem protegidas

Um dos cuidados que deve sempre ter é criar passwords diferentes para os seus diferentes dispositivos e contas online, o que implica a necessidade de as decorar (anotá-las no telemóvel não vale já que facilmente são comprometidas) ou, idealmente, recorrer a apps especificamente desenvolvidas para o efeito, caso da 1Password, da LastPass, da Bitwarden ou da Dashlane, entre outras. Ainda no que respeita às passwords dos dispositivos – e contas a que acedeu durante a viagem –, é conveniente mudá-las no regresso.