Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Filtros do carro: sabe quando deve substituí-los?

Publicado em 08-01-2020 por Cofina Conteúdos

Essenciais para o bom funcionamento e a durabilidade dos automóveis, os filtros devem ser trocados regularmente.

Proceder à substituição dos filtros do carro na devida altura assegura não só o melhor funcionamento do mesmo e uma maior longevidade, mas também, no caso do filtro do habitáculo, a saúde dos seus ocupantes.

Filtro de óleo

Tendo como função captar as impurezas que circulam no motor, o filtro de óleo deve ser mudado sempre que se muda o óleo, evitando-se assim que o óleo usado se misture com o novo, não se devendo deixar passar mais de um ano entre a sua troca para garantir o melhor rendimento do motor.

Filtro de ar

Vital para um ótimo funcionamento do motor, o filtro de ar protege-o da entrada de impurezas e sujidade. O seu estado está diretamente ligado à potência e consumo de combustível, que reduz e aumenta, respetivamente, sempre que não se encontre nas melhores condições. Deve por isso ser mudado por norma a cada duas revisões, no entanto, no caso de o automóvel circular em zonas de bastante poluição ou com muito pó e/ou terra, recomenda-se verificar o seu estado em todas as revisões e, eventualmente, trocá-lo mais frequentemente.

Filtro de combustível

Tem como missão filtrar o combustível (gasolina ou gasóleo), captando todas as partículas que possam contaminá-lo e/ou chegar ao sistema de injeção do automóvel. Em bom estado, o filtro de combustível assegura uma melhor eficiência do motor e aumenta a sua longevidade, minimizando ainda a emissão de fumo e gases poluentes para o ambiente. Deve ser trocado a cada 40-60 mil quilómetros, 30 mil se se tratar de automóveis a diesel.

Filtro de habitáculo

Impede a entrada de sujidade no interior do automóvel, ajudando igualmente a proteger os ocupantes do mesmo de matérias potencialmente nocivas para a saúde. Deve ser trocado uma vez por ano ou a cada 10 mil quilómetros – se sentir mau cheiro ou redução do ar quando liga o aquecimento ou ar condicionado, poderá ser sinal de que precisa de substituir este filtro.