Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Máquina de lavar roupa: lave melhor, gaste menos

Máquina de lavar roupa: lave melhor, gaste menos

As máquinas de lavar a roupa vieram decididamente facilitar-nos a vida, mas entre água, detergente e eletricidade, a conta pode ser elevada. Reduzir custos é, todavia, fácil. Saiba como.

As máquinas de lavar a roupa vieram decididamente facilitar-nos a vida, mas entre água, detergente e eletricidade, a conta pode ser elevada. Reduzir custos é, todavia, fácil. Saiba como

O custo de uma máquina de roupa pode variar bastante dependendo da forma como é feita. Se quer baixar esta despesa, comece por reduzir a temperatura de lavagem. Parte da energia usada é para aquecer a água. Prefira temperaturas baixas e use excecionalmente a água mais quente para roupa bastante suja. Separe-a e lave-a apenas quando tiver quantidade suficiente para fazer uma máquina completa.

Menos detergente

Nem sempre mais é melhor e no caso dos detergentes para máquina de lavar roupa esta é uma máxima a adotar. Certifique-se de que usa a dose certa em cada lavagem – regra geral não é a medida ou tampa cheia, mas até à linha indicadora. No caso de roupa pouco ou moderadamente suja, poderá inclusivamente usar um pouco menos – inclusive com metade poderá obter os mesmos resultados.
A escolha do detergente é também algo que requer atenção. Prefira promoções ou recorra a vales de desconto sempre que possível, mas faça a sua escolha em termos de preço por dose e não por embalagem. Habitue-se também a consultar os comparativos de detergentes regularmente – muitas marcas brancas e/ou mais económicas têm excelentes resultados.

Carga ideal

Nem de mais, nem de menos. Respeitar as indicações do fabricante quanto à carga máxima é a melhor opção. Convém igualmente evitar fazer meias máquinas, uma vez que proporcionalmente acabam por gastar mais água e energia, já para não falar do detergente e amaciador se não se tiver atenção.

Uma questão de programa

Ler o manual de instruções para perceber as funções dos vários programas é também uma boa forma de economizar tanto em custos diretamente relacionados com a máquina como com a manutenção da roupa no seu melhor estado. Se a roupa não está muito suja, será que precisa de pré-lavagem? Optar por programas mais suaves exige menos da máquina, o que se traduz em menos despesas e preservação da roupa em bom estado por mais tempo.

Anticalcário, sim ou não?

É, sobretudo, recomendado essencialmente para águas duras – informe-se junto do seu distribuidor ou consulte os mapas geralmente presentes nas embalagens de detergente e anticalcários – ou para lavagem a temperaturas elevadas. Pode usá-lo com moderação e até mesmo dispensá-lo. Para prolongar a vida útil da sua máquina e evitar avarias, deverá, no entanto, limpar regularmente o filtro e partes acessíveis como a borracha do óculo da porta da máquina. De tempos a tempos, poderá limpar a máquina fazendo uma lavagem de máquina vazia com um produto próprio para o efeito.