Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Poupar, um hábito que deve começar cedoPoupar, um hábito que deve começar cedo

Poupar, um hábito que deve começar cedo

Poupar, um hábito que deve começar cedo

Saber para que serve o dinheiro e por que razão se deve poupar é algo que deve ser incutido desde tenra idade. Saiba como aumentar a poupança nos seus filhos.

Ensinar os seus filhos a poupar desde crianças incute-lhes responsabilidade financeira e simultaneamente permite-lhes assegurar o futuro de melhor forma. Explicar o que é o dinheiro e para que serve pode começar logo aos 3 anos, a partir de noções básicas, que devem ser complementadas um pouco mais tarde, quando, por exemplo, começar a dar-lhes semanada – nesta fase convém ainda fazê-los compreender que o dinheiro não é infinito, daí a necessidade de ser bem gerido.

 

Mealheiro, um bom aliado

Armazenar dinheiro, fazer pilhas de moedas, vê-las a acumularem-se num frasco ou garrafa é algo de que as crianças pequenas gostam de ver e de fazer, por isso ofereça-lhes um mealheiro, que pode ser um porquinho clássico ou um frasco grande de compota, por exemplo. Quando forem mais velhas e começarem a gerir o seu dinheiro, pode arranjar vários frascos ou envelopes, cada um para o objetivo a que se destina: brinquedo X, guloseimas, poupança e, posteriormente, apenas um para poupanças, que quando estiver cheio, pode ser depositado numa conta bancária.

 

Mesada bem gerida

Quando lhes der semanada ou mesada, explique-lhes que tipo de despesas deve cobrir. Nos mais novos, regra geral destina-se apenas a gastos lúdicos, digamos assim, mas mais tarde, poderá incluir algumas despesas alimentares, material escolar, transporte, etc. É importante que sejam esclarecidas e também que os pais se reúnam regularmente com os filhos para discutirem a melhor forma de fazer o dinheiro dura (dividir o dinheiro por semanas, tipo de despesas, etc.).

 

Vamos jogar Monopólio

Jogos como o Monopólio ajudam a ensinar a gerir dinheiro e a planear a médio e longo prazo o que fazer com ele, por isso reúna a família e jogue.

 

Melhor preço

Habitue-os a procurar o melhor preço para o que pretendem, caso por exemplo, de um livro ou jogo. Sente-se com eles em frente ao computador e veja sites diferentes para comparar preços. A diferença (mais barato e mais caro) pode ir depois para o mealheiro.

 

Faz o que te digo… e faço

Dar o exemplo é fundamental. Arranje também um mealheiro, onde pode ir colocando algumas moedas diariamente. A forma como gasta o dinheiro deve também ser exemplar: não serve de muito apelar à poupança por parte dos seus filhos, se gastar descontroladamente. Deve também evitar esconder-lhes problemas financeiros, que cada vez mais afetam as famílias; evite no entanto uma abordagem muito negativa, para não criar demasiada ansiedade nos mais novos.