Poupar, um hábito que deve começar cedo
Poupar, um hábito que deve começar cedo
Saber para que serve o dinheiro e por que razão se deve poupar é algo que deve ser incutido desde tenra idade. Saiba como aumentar a poupança nos seus filhos.
Ensinar os seus filhos a poupar desde crianças incute-lhes responsabilidade financeira e simultaneamente permite-lhes assegurar o futuro de melhor forma. Explicar o que é o dinheiro e para que serve pode começar logo aos 3 anos, a partir de noções básicas, que devem ser complementadas um pouco mais tarde, quando, por exemplo, começar a dar-lhes semanada – nesta fase convém ainda fazê-los compreender que o dinheiro não é infinito, daí a necessidade de ser bem gerido.
Mealheiro, um bom aliado
Armazenar dinheiro, fazer pilhas de moedas, vê-las a acumularem-se num frasco ou garrafa é algo de que as crianças pequenas gostam de ver e de fazer, por isso ofereça-lhes um mealheiro, que pode ser um porquinho clássico ou um frasco grande de compota, por exemplo. Quando forem mais velhas e começarem a gerir o seu dinheiro, pode arranjar vários frascos ou envelopes, cada um para o objetivo a que se destina: brinquedo X, guloseimas, poupança e, posteriormente, apenas um para poupanças, que quando estiver cheio, pode ser depositado numa conta bancária.
Mesada bem gerida
Quando lhes der semanada ou mesada, explique-lhes que tipo de despesas deve cobrir. Nos mais novos, regra geral destina-se apenas a gastos lúdicos, digamos assim, mas mais tarde, poderá incluir algumas despesas alimentares, material escolar, transporte, etc. É importante que sejam esclarecidas e também que os pais se reúnam regularmente com os filhos para discutirem a melhor forma de fazer o dinheiro dura (dividir o dinheiro por semanas, tipo de despesas, etc.).
Vamos jogar Monopólio
Jogos como o Monopólio ajudam a ensinar a gerir dinheiro e a planear a médio e longo prazo o que fazer com ele, por isso reúna a família e jogue.
Melhor preço
Habitue-os a procurar o melhor preço para o que pretendem, caso por exemplo, de um livro ou jogo. Sente-se com eles em frente ao computador e veja sites diferentes para comparar preços. A diferença (mais barato e mais caro) pode ir depois para o mealheiro.
Faz o que te digo… e faço
Dar o exemplo é fundamental. Arranje também um mealheiro, onde pode ir colocando algumas moedas diariamente. A forma como gasta o dinheiro deve também ser exemplar: não serve de muito apelar à poupança por parte dos seus filhos, se gastar descontroladamente. Deve também evitar esconder-lhes problemas financeiros, que cada vez mais afetam as famílias; evite no entanto uma abordagem muito negativa, para não criar demasiada ansiedade nos mais novos.