Proteja (ainda melhor) o seu dinheiro
Proteja (ainda melhor) o seu dinheiro
Práticos e funcionais, os cartões de débito e de crédito facilitam – e muito – a vida. Mas, apesar das várias medidas e protocolos de segurança, não faltam esquemas fraudulentos para o seu uso indevido. Conheça alguns dos aspetos a que deve estar atento.
Atenção aos extratos bancários
Habitue-se a verificar regularmente os extratos bancários, bem como os do cartão de crédito. O ideal é fazê-lo semanalmente: não só lhe permite um melhor controlo das suas finanças pessoais, como ajuda a identificar eventuais usos indevidos – quanto mais cedo agir, melhor.
Olhe em volta
Sempre que fizer um levantamento ou outra operação numa caixa automática ou usar o seu cartão para fazer um pagamento, certifique-se de que não há ninguém por perto que possa copiar os dados ou o PIN com a câmara do telemóvel. É um processo relativamente fácil.
ATM ou Multibanco
Antes de inserir o cartão numa caixa automática, veja se a mesma tem um aspeto normal – se notar algo estranho, especialmente na zona da ranhura para o cartão, ou que foi vandalizada, dirija-se a outra. Se o cartão ficar retido, contacte de imediato o seu emissor.
Cartão novo
Se está à espera de um novo cartão, preste atenção à data em que está previsto chegar. Se não chegar no período esperado, contacte o seu emissor. Decore o código pessoal do seu cartão, nunca é demais alertar, e nunca o tenha num papel guardado na carteira nem no telemóvel numa nota explícita.
Tudo bem rasgado
Habitue-se a rasgar bem os extratos bancários, faturas, recibos vários e outros documentos que tenham dados que possam ser usados para fins pouco lícitos antes de os deitar para o lixo ou ecoponto. Se tiver em casa uma destruidora de papel, use-a.
Redes wi-fi inseguras
Evite usar redes wi-fi públicas inseguras, extremamente fáceis de aceder por quem tem os devidos conhecimentos e software apropriado, capaz de copiar toda a informação transmitida pelo seu computador ou smartphone.