Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Luz azul: como proteger os seus olhos

Publicado em 11-07-2017 por Cofina Conteúdos

Computador, tablet ou smartphone expõem-no diariamente a emissões de luz azul que podem comprometer a saúde dos seus olhos. Saiba o que fazer para minimizar os seus efeitos.

Não são precisas grandes contas para perceber o tempo que passamos frente a um ecrã, muitas vezes antes mesmo de sairmos de casa pela primeira vez de manhã. Basta pensar no smartphone que serviu para nos despertar e, muito provavelmente, para nos pôr a par dos mais recentes acontecimentos no mundo e verificar os últimos emails recebidos. Segue-se o computador o longo do dia, eventualmente também o tablet, não só por motivos profissionais, mas também de lazer.

Constantemente bombardeados pela luz azul emitida por estes ecrãs, é natural que os seus olhos se ressintam e que a sua visão seja comprometida – a exposição excessiva a este tipo de luz pode aumentar o risco de degeneração macular e tensão ocular, por exemplo.

 

Faça uma pausa

Vinte segundos a cada 20 minutos é o que precisa para fornecer aos seus olhos o descanso de que necessitam. Afaste os olhos do computador ou tablet e olhe para um ponto a uma distância de seis metros sensivelmente. A cada duas horas, habitue-se a levantar-se para desentorpecer um pouco o corpo; aproveite para beber um copo de água, por exemplo.

 

Pisque os olhos

Piscar os olhos frequentemente é outro dos hábitos que não deve esquecer. Quando estamos mais concentrados tendemos a piscar menos os olhos, o que pode originar secura, vermelhidão e irritação ocular.

 

Ajuste o ecrã

Mantenha o ecrã a uma distância de 50 a 75 cm dos seus olhos e centre-o em relação ao seu corpo.

 

Filtre a luz

Instalar filtros de luz azul, disponíveis para smartphones, tablets e computadores, que encontra facilmente em lojas ou online é uma boa opção, que além de proteger os seus olhos, pode também proteger os ecrãs de riscos. Pode também instalar uma aplicação para reduzir a luz azul dos seus dispositivos como a My Eyes Protection ou a f.lux, entre outras.

 

Vá ao médico regularmente

Se passa muito tempo à frente de ecrãs, não descure as consultas de oftalmologia. Fale com o seu médico sobre as melhores opções para proteger os seus olhos.

 

Sabia que…

A luz azul pode comprometer também a qualidade do seu sono, sendo recomendado deixar smartphone e tablets fora do quarto, optando por um despertador tradicional para acordar ou se preferir, aparelhos de luz concebidos para um despertar natural.