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Lifestyle

Maior produtividade em 5 passos simples

Publicado em 15-01-2019 por Cofina Conteúdos

Saiba como tirar o melhor partido dos seus dias de forma simples e eficaz.

1. Otimize o tempo das reuniões

As reuniões são um dos maiores consumidores de tempo no diaa dia. Retirar-lhes cerca de 25 a 30 por cento do tempo pode permitir-lheganhar algumas dezenas de horas por mês. Feitas as contas, podem ser centenasde horas que pode aproveitar para outras coisas ao final do ano. Certifique-seque os planeamentos são cumpridos e que apenas é abordado o que de facto importa.

Antes de marcar qualquer reunião, habitue-se a confirmar se é realmente necessária – muitas vezes uma simples troca de mails ou um telefonema é suficiente para resolver todas as questões.

No que respeita a rentabilizar o tempo, um telefonema ou conversa no chat podem revelar-se muito mais produtivos do que a troca de emails, uma vez que permitem especificar o que se pretende e esclarecer eventuais mal-entendidos de forma mais rápida.

2. Faça intervalos regulares

Fazer regularmente pequenos intervalos, especialmente durante as tarefas mais exigentes em termos de tempo e concentração ajuda a manter um ritmo de desempenho constante.

3. Reduza as interrupções

Especialmente durante projetos críticos, várias interrupções ao longo do dia traduzir-se-ão frequentemente em saídas do local de trabalho tardias. Habitue-se a desligar a notificações de mail, mensagens de voz, redes sociais e afins, até mesmo de SMS e reserve períodos ao longo do dia para o fazer.Evitará assim inúmeras distrações que poderão comprometer a concentração e desempenho. Se trabalhar num open space,reserve períodos específicos para os seus colegas; caso tenha um escritório,manter a porta fechada é uma boa solução.

4. Utiliza transportes? Rentabilize-os!

Uma das vantagens de se deslocar para o local de trabalho de comboio, metro, barco ou autocarro é a possibilidade de aproveitar esse tempo para elaborar a lista de prioridades para o dia, responder a mails, ler informação necessária, etc.

5. Listas, um bom aliado

Uma excelente forma de o ajudarem a gerir o seu tempo, as listas podem tornar-se um elemento vital para aumentar a sua produtividade, especialmente nas alturas de maior sobrecarga. Habitue-se a diariamente listar tudo aquilo que precisa de fazer e a riscar as tarefas que for completando. Desta forma conseguirá ter uma melhor noção do seu rendimento e ajustar-se mais rapidamente às suas necessidades. Priorize as tarefas inadiáveis.