Notas em Dia
Marque umas férias online sem riscosMarque umas férias online sem riscos

Marque umas férias online sem riscos

Marque umas férias online sem riscos

Sabe que cuidados deve ter com as reservas online de hotelaria nos motores de reserva? Nós ajudamos.

Sempre que decide tirar uns dias fora de casa toma medidas para a proteger e ir de férias descansado? Ações como fechar a água ou o gás são comuns na maioria dos portugueses. Estas atitudes preventivas de riscos também deveriam existir na altura de agendar o destino final de férias, sobretudo quando o faz na Internet.
Quem não ouviu de férias que foram desagradáveis e um fiasco porque alguém foi alvo de um esquema ou uma burla? Para evitar estas situações, há um conjunto de conselhos e pequenas atitudes que deve ter sempre presente para evitar dissabores maiores. Siga estes nove conselhos à risca. Não custa nada e são uma garantia de segurança e fiabilidade.

1. Nunca faça transações ou mensagens fora do motor / plataforma de reservas

Não clique em links enviados pelos proprietários. Só assim pode reclamar caso esteja algo incorreto ao apresentado (leia os seus termos e condições) para responsabilizar de algo o motor de reservas. Desconfie de aqueles que peçam pagamento por transferência a bancos estrangeiros ou desconhecidos, ou de serviços online que permitam enviar dinheiro. Não envie informação pessoal por email ao proprietário.

2. Verifique o registo do estabelecimento

Em Portugal é obrigatório por lei, os estabelecimentos de turismo terem um número de registo, depois verifique-o no site do turismo de Portugal (https://rnt.turismodeportugal.pt/RNT/ConsultaAoRegisto.aspx) e confirme a localização e o nome do proprietário.

3. Proprietário habita no estrangeiro

Um dos esquemas mais frequentes é indicar que o dono do alojamento que iremos alugar, encontra-se noutro país e que para confirmar a reserva, só libertam as chaves e o contrato de reserva com o pagamento.

4. Cuidado com os preços

Quando um alojamento tem um preço “excessivamente” barato deve desconfiar. Não quer dizer que realmente estejamos perante um esquema, mas devemo-nos colocar em alerta para investigar mais detalhadamente esse negócio.

5. Repare na linguagem na página web

Assinalamos que é habitual que muitas fraudes na Internet sejam produzidas por pessoas que operam a partir de países cuja legislação é menos atuante. Muitos dos casos surgem desses países. Se ao entrar numa Web de aluguer para férias, detetar que existem erros gramaticais, que possam supor uma tradução mal feita, ou feita diretamente de um tradutor automático, devemos colocar-nos em alerta porque, provavelmente, estamos perante um caso de cibercrime.

6. Verifique se o número de telefone está operacional

Quando pretendemos formalizar uma reserva é muito importante que adicionalmente ao e-mail de contato disponhamos também do número de telefone direto da entidade ou particular com a qual vamos realizar a reserva do alojamento de férias.

7. Faça pesquisas no Google para ver se existem queixas

Antes de realizar a reserva de um hotel ou um apartamento, é fundamental realizar pesquisas com o nome do alojamento, do proprietário e do seu e-mail para detetar se existe algum comentário na Internet que o relacione com algum tipo de esquema. Se já aconteceu, é muito frequente que apareçam referências a esse respeito.

8. Utilização de Booking Advisors

Verifique sempre a avaliação do que pretende alugar, em cada um dos pontos de avaliação, e o número de avaliações feitas. Ter poucas avaliações é significativo que é demasiado recente para termos histórico fiável. Muitas avaliações, e pontuações baixas traduzem uma realidade que provavelmente vai ter. Opte por aqueles com muitas avaliações e boas pontuações a um preço equilibrado para si.

9. Pesquise fotografias do alojamento

Outra ação que pode ajudá-lo a resolver a suspeita de se encontrar perante um esquema, é realizar uma pesquisa pelas imagens. Verifique exatamente que fotos correspondem ao seu apartamento, e se não encontra a mesma imagem num lugar relacionado com outras ofertas, ou aparece com diferentes números de telefone de contato ou inclusivamente, como pertencente a diferentes proprietários.