Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Moto: equipamento para o máximo conforto e segurança no verão

Publicado em 20-04-2018 por Cofina Conteúdos

Com a subida das temperaturas, é fácil ceder à tentação de tirar camadas de roupa e desfrutar da sensação do sol na pele, mas para quem anda de moto, não é a melhor opção. Proteção e segurança devem ser a prioridade e o vestuário não é exceção

Primavera e verão são épocas por excelência preferidas para tirar a moto da garagem e aproveitar para fazer distâncias mais longas, desfrutando da paisagem e sensação de liberdade. Por prazer ou necessidade, no entanto, em viagens longas ou nas deslocações mais curtas do dia a dia, o cuidado com a escolha do equipamento não deve ser nunca subestimado, por ser precisamente o que nos protege do asfalto e, especificamente no caso do capacete, de lesões potencialmente fatais e do contacto com pó, pedrinhas e outros resíduos soltos na estrada, por exemplo.

Capacete

Mesmo em locais onde não é obrigatório, como em alguns estados dos EUA, o capacete é sempre a peça de equipamento mais importante e deve ser sempre usado, independentemente da distância a percorrer. Para se certificar de que o seu capacete lhe assegura a máxima proteção, selecione sempre um modelo homologado e do tamanho certo. Se usar óculos, experimente-o com eles postos. No verão, os capacetes de tipo integral ou modular, com maior entrada de ar, podem ser uma opção a considerar para fazer face às temperaturas mais elevadas. Troque-o após algum choque ou a cada cinco anos, aproximadamente, para assegurar a integridade e a qualidade dos materiais.

Casaco

Sabe bem, com o calor, circular só de t-shirt, mas no caso de se “ir ao tapete”, mesmo a baixa velocidade, garantimos-lhe que não vai gostar. A seguir ao capacete, trata-se de um artigo em que vale a pena investir, até porque existem no mercado modelos com boa capacidade de proteção a preços acessíveis. Mesmo para as alturas de maior calor encontra modelos em tecido respirável e ventilados com proteção adequada.

Calças

Mais uma vez as calças de ganga são uma escolha preferencial entre os motociclistas, mas o que têm em conforto falta-lhes em proteção, por isso, se é isto que procura, há muitos modelos próprios para o efeito, com proteção para os joelhos e as ancas, que podem ser removidas facilmente quando não se está a circular. Tal como acontece com os casacos, há também modelos concebidos especificamente para o verão. Estes são a melhor opção para distâncias maiores ou road trips, por exemplo. Se não conseguir separar-se da ganga, há modelos neste material reforçados com Kevlar, para proteção adicional.

Luvas

Essenciais para proteger as mãos em caso de acidente, as luvas ajudam a mantê-las quentes, já que as mãos tendem a arrefecer facilmente, mesmo nas estações mais quentes, o que pode comprometer a condução.

Sapatos

Garantir aderência em manobra, protegendo simultaneamente os pés e os tornozelos, bem como as canelas, dependendo da altura dos canos, tal como o máximo conforto são as características que deve procurar ao escolher o calçado para andar de moto. Reforçadas para assegurar uma boa proteção, as botas específicas para andar de moto devem, entre outros, garantir respirabilidade no verão e impermeabilidade no inverno. “Perder” algum tempo na escolha do modelo que melhor se adequa às suas necessidades é decididamente algo a contemplar.

Calor a pique, medidas extremas

Além da escolha de vestuário concebido para a condução de motos em condições climáticas quentes, quando as temperaturas sobem, são vários os cuidados adicionais que maximizam o conforto. Preparar a moto para estas alturas é também importante: verifique regularmente os níveis do líquido de refrigeração e lubrificação; veja a pressão dos pneus – asfalto quente e pneus com falta de ar não são a melhor combinação –, sobretudo no caso de viagens longas, com mais bagagem; e certifique-se de que a pressão está ajustada ao peso extra. Procure estacionar sempre à sombra, faça paragens regulares, abra ou dispa o casaco para refrescar um pouco e transporte sempre consigo água para se hidratar ao longo do caminho.
Quando o calor aperta, um lenço molhado ao pescoço, depois de removido o excesso de água, ajuda.