Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Na limpeza da casa, lembre-se disto

Publicado em 17-08-2017 por Cofina Conteúdos

Aspiradas todas as divisões, trocados os lençóis, limpo o pó, lavado o chão e roupa a secar, é bom sentir a casa limpa e arrumada. Regra geral, no entanto, há algumas coisas que são descuradas. Saiba o que tendemos a esquecer na hora de limpar a casa.

Tocados dezenas de vezes diariamente, os interruptores, maçanetas das portas e puxadores são uma das coisas facilmente esquecidas durante a limpeza semanal, revelando-se uma boa fonte de propagação de germes e bactérias. Evite-o, passando regularmente com detergente ou uma toalhita própria para o efeito.

 

Tapete de entrada

A primeira coisa que pisa quando chega a casa e a última quando sai, o tapete de entrada acumula imensa sujidade, impedindo que a mesma se espalhe no interior da casa. Sacudi-lo e aspirá-lo semanalmente é um hábito a adquirir para obter os melhores resultados. Descalçar os sapatos à entrada previne igualmente a propagação de germes e bactérias no chão, particularmente importante com crianças pequenas em casa.

 

Material de limpeza

Apesar do seu papel na eliminação de sujidade, as esponjas, esfregonas, mopas e panos do pó também precisam de ser lavados e trocados regularmente para manterem a sua eficácia. O mesmo se aplica aos aspiradores sem saco, cujo depósito deve ser lavado de tempos a tempos.

 

Máquina de lavar

Para que a sua roupa continue a cheirar bem após a lavagem convém que a própria máquina seja também lavada. Pode optar por um produto próprio para o efeito ou em alternativa, recorrer a uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Retire toda a roupa e deite meia chávena de bicarbonato no depósito do detergente – que deve ter retirado e limpo previamente – e cerca de um litro de vinagre no tambor; depois é só escolher um programa de temperatura elevada (90 ºC, aprox.). Habitue-se igualmente a deixar a porta aberta entre lavagens.

 

Comandos remotos

Outros dos eternos esquecidos, os comandos remotos devem merecer alguns segundos do seu tempo ou não fossem constantemente manuseados, trocados de mãos, inclusive durante as refeições ou snacks no sofá.

 

Almofadas e mantas decorativas

Com forte impacto na decoração da casa, da sala ao quarto, as almofadas e mantas decorativas tendem a acumular pó e sujidade vária ou mesmo odores desagradáveis. Lavá-los – na máquina ou a seco – com alguma regularidade é uma boa forma de os manter nas melhores condições.

 

Também frequentes

Livros, plantas, baldes de lixo, sobretudo os exteriores, suportes de escova de dentes, abajures, teclados de computador, cortinas, incluindo as de duche, ombreiras de portas e janelas são outros dos itens que facilmente passam despercebidos durante a limpeza em casa.


Palavras-chave: